Coluna do Professor #391, por Albio Melchioretto (Adeus!)

Publicado :

Durante a primeira rodada da Copa do Mundo-14, escrevi a primeira coluna aqui no site. Foram 7 anos e meio, 390 textos e mais de 500 páginas A4. Quanta coisa inútil foram ditas. Quanta provocação e mais, quanta paciência exigiu de você nobre leitor. Os períodos, geralmente, possuem início, meio e fim. A minha passagem pelo Esporte & Mídia terminou. Em 2022 será tempo de outras aprendizagens e desafios.

Neste tempo tive a oportunidade de conversar com gente muito boa da mídia esportiva. Conversar com fontes, fazer amizades, dialogar com leitores, ouvir críticas de alguns profissionais e conhecer outras perspectivas. Em 2014 vivíamos a expansão da TV por assinatura e os primeiros ensaios do Streaming. Uma em queda, outra em expansão e a TV aberta se reinventando nas transmissões. Canais morreram, veículos apareceram e outros sucumbiram. A lógica do capital não para, esmaga e destrói e recria tudo para que ela permaneça.

A coluna passou por uma Copa, uma Olimpíada e duas Copas Américas no país. Frequentou estádios, quadras e outros palcos do esporte. Trocou muito de canal e leu inúmeros comentários. A maioria inteligentes, muitos provocadores, e, os intolerantes. O debate é fundamental para o aprendizado, mas a ofensa, ela é sempre descartável.

Como afirmou Heráclito, “nunca banhamos duas vezes no mesmo rio”. Na segunda vez não somos mais o mesmo, e o rio também mudou. Nunca escrevemos duas vezes o mesmo texto, nunca lemos duas vezes o mesmo texto, somos sempre outros. A relação escritor-texto-leitor é uma relação construída da afetividade da multiplicidade. Somos outros. E eu sou outro, feliz pela oportunidade e diferente daquele da primeira coluna, nestes setes anos aprendi muito. Agora é o momento de banhar-me noutros rios.

Obrigado leitor, obrigado Ribamar Xavier, obrigado Esporte & Mídia. É hora do adeus.

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 19 de Julho 2024

1 comentário em “Coluna do Professor #391, por Albio Melchioretto (Adeus!)”

  1. Uma pena! Não perdia um dos seus textos, com ótimas reflexões e provocações sobre o mundo do esporte, da mídia e principalmente da sociedade em geral. Te desejo grande sucesso. Um abraço!

    Responder
Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Últimas Notícias > Coluna do Professor #391, por Albio Melchioretto (Adeus!)