Turner abandona transmissão do Brasileirão e abre espaço para TV Globo

Henrique Neves

Atualizado :

A decisão da empresa Turner em não transmitir o Campeonato Brasileiro do ano que vem mexeu peças importantes no tabuleiro de xadrez envolvendo clubes, federações e as empresas responsáveis pela transmissão do torneio. No meio disso tudo, o dinheiro que sustenta boa parte das equipes do futebol nacional e o futuro financeiro desses clubes.

A entrada da Turner no cenário de transmissões esportivas no Brasil significou uma ameaça ao domínio mantido pela Globo há décadas. A empresa assinou com equipes como Athletico-PR, Bahia, Ceará, Fortaleza, Juventude, Palmeiras e Santos. A decisão de não transmitir mais os jogos foi explicada em nota pela empresa divulgada no fim de setembro.

“A decisão, amparada pela cláusula de saída prevista em contrato, foi tomada porque a oferta de transmissão fragmentada do Campeonato Brasileiro de Futebol não permite à companhia proporcionar uma experiência integral aos seus assinantes. Com venda pulverizada para a TV aberta e outras plataformas, além de outros fatores limitantes como falta de jogos exclusivos e os blackouts, o modelo atual não é sustentável para a companhia”. Para saber mais sobre o futuro do Brasileirão, confira ainda a tabela de jogos e prognósticos de quem pode ser o futuro campeão.

Após a decisão da Turner de não transmitir o Brasileirão do ano que vem, o Grupo Globo entrou em ação. A emissora anunciou na última quinta-feira (7) um acordo com cinco clubes do futebol brasileiro, que agora passa a ter os direitos de transmitir as partidas de Santos, Juventude, Ceará, Fortaleza e Coritiba, válidas pelo Campeonato Brasileiro, no SporTV. Atlhético-PR, Bahia e Palmeiras ainda negociam um novo contrato.

“A Globo fechou acordo com Santos, Juventude, Ceará, Fortaleza e Coritiba (atual líder da Série B) para os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro pelo SporTV, na TV por assinatura, para o período de 2022 a 2024. As negociações aconteceram dentro do modelo 2019-24 de divisão de receitas que desenvolvemos em parceria com os clubes para a Série A”, declarou a Globo em comunicado oficial.

“É um modelo estabelecido para esse ciclo contratual com o objetivo de construir um padrão coletivo, claro e com avanços no equilíbrio – 40% dos valores divididos igualmente entre todos os clubes, 30% conforme a performance do time e outros 30% pelo número de aparições na TV”, concluiu o comunicado.

Segundo o portal UOL, a Globo emissora oferece o mesmo modelo de contrato a todos os clubes com o objetivo de maior equilíbrio. O acordo se baseia nos seguintes pilares: 40% da verba dividida igualmente entre os clubes, 30% da verba distribuída de acordo com a colocação no campeonato e 30% da verba proporcional ao número de jogos transmitidos.

TNT Sports

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 04 de Dezembro 2024

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Últimas Notícias > Turner abandona transmissão do Brasileirão e abre espaço para TV Globo