Os ex-árbitros Sálvio Spínola, Sandro Meira Ricci, Paulo César de Oliveira e Fernanda Colombo, que compõem a Central do Apito do Grupo Globo, reclamaram formalmente com a direção da emissora por causa de um comentário de Arnaldo Ribeiro, debatedor do programa ‘Seleção SporTV’, em uma live no YouTube após o jogo entre São Paulo x Palmeiras no último sábado (31), na qual afirmou que os juízes de futebol marcam faltas ou lances polêmicos baseando-se no que comenta o quadro do programa apresentado por André Rizek.
De acordo com o Notícias da TV, os árbitros disseram se sentir ofendidos pela fala de Arnaldo Ribeiro e que ela não fazia sentido algum. “Mais uma vez eu tenho que ressaltar e vender o nosso peixe porque esse é o papel do comentarista de arbitragem, exatamente por essa análise técnica baseada na experiência que nós tivemos no campo de jogo, mas fundamentalmente na regra do jogo. Erramos e acertamos. Quando tem uma questão de interpretação, nós debatemos, mas quando é conceito da regra, a gente sempre tenta trazer aqui o que diz a regra e a maneira como ela deve ser interpretada”, disse, por exemplo, PC de Oliveira na última gravação do quadro que foi ao ar.
O comentarista Arnaldo Ribeiro falou sobre sua opinião na live: “Não estou sabendo da reclamação deles. No sábado, mais uma vez eu critiquei a utilização desastrosa do VAR no futebol brasileiro. Critiquei o comando da arbitragem e os árbitros do VAR e de campo. Para mim, estão todos ‘perdidos’. Nenhuma crítica específica à Central do Apito. Pelo contrário. Respeito a opinião deles (incluindo sobre o VAR), o trabalho deles e todos eles pessoalmente. Inclusive fui um dos responsáveis pela contratação do Sálvio para a ESPN –como primeiro comentarista de arbitragem da emissora (espécie de tabu até então). E, de novo, não é o foco do meu comentário. O foco é o quanto estão perdidos na utilização do VAR no futebol brasileiro. Essa é a discussão”.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 09 de Dezembro 2024
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.