As emissoras de TV Record, SBT e RedeTV!, que são sócias na empresa Simba, entraram na disputa pela compra dos dois canais FOX Sports. A informação foi publicada pelo Notícias da TV. Além da joint venture dos citados canais abertos, apresentaram propostas pelos canais o grupo de mídia espanhol Mediapro e o banco brasileiro BTG Pactual.
As ofertas, cujos valores são mantidos em sigilo, serão analisadas a partir da semana que vem pelo Cade (Conselho Administrativo de Direito Econômico). Até o final do mês, o órgão regulador da competição empresarial deverá decidir se o FOX Sports será vendido para um dos três interessados ou se a Disney poderá incorporá-los à ESPN Brasil.
De acordo com profissionais que acompanham o assunto bem de perto, a tendência é o Cade manter a decisão de obrigar a Disney a vender os Fox Sports. Nessa hipótese, o órgão poderá impor à Disney a melhor proposta entre as apresentadas por Simba, Mediapro e BTG Pactual.
Especialista no mercado apostam no favoritismo da Mediapro. O conglomerado catalão, com mais de 7 mil funcionários em 58 sedes, gerencia direitos de exibição da Champions League, o principal campeonato interclubes do mundo, e da La Liga, a poderosa liga do futebol espanhol, entre outras grifes.
Já o BTG Pactual nasceu em 1983 como uma corretora de ações no Rio de Janeiro.Hoje, é o quinto maior banco brasileiro. No ano passado, teve um lucro líquido de 3,8 bilhões. Com dinheiro em caixa, passou a investir em mídia. Em dezembro,comprou do Grupo Abril a revista Exame.
A Simba seria de longe a com menor poder financeiro (o faturamento bruto das três redes é menor do que o lucro líquido do BTG Pactual). Para comprar o FOX Sports, dependeria de aportes financeiros de SBT, Record e RedeTV!, que vêm registrando lucros minguados nos últimos anos. Mas a Simba tem capital político, graças ao apoio de suas sócias ao governo de Jair Bolsonaro.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 10 de Dezembro 2024
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.