Colunista escreve sobre a cobertura dos Jogos Pan-Americanos da Record e SporTV.
(Reprodução) |
AS DIFERENTES COBERTURAS DO PAN-AM SPORTS
Uma grade de programação engessada traz algumas vantagens para um canal de televisão. Por exemplo, a Rede Globo, tem uma grande bem engessada. Todos os espectadores e não-espectadores possuem uma ideia significativa dos horários de programas. Isso acontece sem a necessidade de consultar um guia de programação. Todos sabemos o horário do Jornal Nacional. A Rede Record, na tentativa de ser uma emissora de primeira, tentou copiar a rigidez da grade. Na contrapartida, temos dificuldade de entender uma lógica de canais com trocas frequente de horários, o SBT já melhorou muito neste quesito.
A reflexão da rigidez me faz perguntar, até que ponto os benefícios da grade impedem um avanço nas transmissões. A Record optou em manter a rigidez das novelas e programações vespertinas em detrimento do Pan-AM. Será que Bela a Feia, pelo trocentéssimo reprise, possui um apelo de público e um benefício maior que os jogos? A Record News desprovida desta preocupação contínua a mostrar em miscelânia competição – canal que será repaginado.
Observando a TV por assinatura o Sportv faz uma cobertura diferente da miscelânea do canal de notícias. Os canais Sportv mostram competições inteiras. Trocam de canal a depender do que há para ser mostrado outros direitos que possuem. Não há uma linearidade, mas há uma constante na mostragem com uma quantidade significativa de horas por dia. Sinto falta, dentro da programação, de um jornalismo sobre os eventos do Pan-Am. Por que o Sportv não pensou num canal extra, dentro dos espaços dos Premieres, para tratar jornalisticamente do evento?
Albio Melchioretto [email protected] @professoralbio |
Mas o Pan-Am, merece, pelo seu tamanho, um canal SportvPan? Na atual configuração da competição é difícil sustentar meu argumento. Diversas delegações enviaram equipes alternativas. Vide o vôlei, por exemplo, ou o basquete. Problema que poderia estar contornado, se o Pan-Am funcionasse como pré-olímpico. Por que não? Traria melhor qualidade para a competição, subiria o interesse de público e a cobertura midiática teria um retorno melhor que o atual.
Da série, “perguntas que não ofende”: se não estivéssemos no Pan-Am com cobertura da Record, a Globo mostraria o Pré-olímpico de Vôlei, com jogos pouco competitivos para o Brasil?
Aposte nas melhores casas de apostas esta 06 de Junho 2023
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.