O programa ‘No Mundo da Bola’ recebe o ex-nadador paralímpico Clodoaldo Silva, o Tubarão das Piscinas, para uma conversa sobre os Jogos Parapan-Americanos nesta segunda-feira (19), ao vivo, às 22h00, na TV Brasil.
O multimedalhista traça um panorama sobre o esporte paralímpico brasileiro e analisa as expectativas para o rendimento dos atletas do país na disputa da competição que começa esta semana, no dia 23 de agosto, em Lima, no Peru.
Carismático, Clodoaldo Silva tem autoridade e prestígio para comentar sobre desempenho e performance em provas esportivas. Considerado um dos maiores campeões do movimento paralímpico brasileiro, o ex-nadador conquistou 14 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo 6 de ouro, 6 de prata e 2 de bronze.
Reverenciado como um dos principais nomes da natação paralímpica no país, ao lado de Daniel Dias, o ex-atleta acumula mais de 700 medalhas na carreira. Clodoaldo Silva foi o responsável por acender a Pira Paralímpica nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, competição depois da qual se aposentou das piscinas.
O Brasil vai levar uma delegação recorde para representar o país nos Jogos Parapan-Americanos de Lima. O contingente reúne 512 integrantes, sendo 337 competidores, entre os quais atletas-guias, calheiros, goleiros e pilotos, que não possuem deficiência. São representantes de 23 estados e do Distrito Federal em 17 modalidades.
Esse número representa um acréscimo de 24% em relação ao time que ostentou o pavilhão nacional na última edição do Parapan, na cidade canadense de Toronto, em 2015, segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O Brasil busca repetir o feito dos três últimos jogos continentais. Desde 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos, os atletas brasileiros alcançam sempre o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim no Rio 2007, em Guadalajara 2011 e Toronto 2015. Neste último, o país trouxe para casa 257 medalhas, das quais, 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.
A responsabilidade dessa delegação de atletas paralímpicos em Lima é grande. Na edição 2019 dos Jogos Pan-Americanos, realizados entre julho e agosto na capital peruana, a equipe brasileira obteve o melhor resultado na história. O Time Brasil conquistou 171 medalhas e garantiu para o país o segundo lugar do quadro geral, com 55 de ouro, 45 de prata e 71 de bronze.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 24 de Janeiro 2025
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.