Olá a todos!
A imprensa esportiva brasileira é uma piada. Daquelas mais sem-graça possível. Semana após semana somos bombardeados com situações tão inverossímeis que ficamos surpresos de como é possível chegar tão fundo no poço e ainda assim descobrimos que há um porão.
Todos os canais possuem seus momentos de puro clubismo e parcialidade na análise. É possível identificar em todos eles análises deturpadas e modificadas de acordo com os interesses dos envolvidos, tentando de todo jeito agradar ao time e torcida que trouxer mais repercussão ao programa e canal. Além disso, há discussões propostas que você olha e se pergunta como alguém teve essa ideia estapafúrdia e, pior, como outra pessoa achou boa e levou a frente.
Colunista ainda critica o FOX Sports pelo uso de blackface no ‘Jogo Sagrado’ (Reprodução/FOX Sports) |
Foi assim que a ESPN perdeu horas falando sobre em quais times brasileiros o ótimo goleiro Buffon seria ou não titular, caso recebesse proposta de algum clube brasileiro. O comentarista Leonardo Bertozzi alertou que era uma discussão infrutífera e que era vergonhoso mantê-la e mesmo assim, os demais companheiros insistiam, empolgados em dizer que ele não teria vaga nos seus times do coração. Esse é um exemplo da última semana. É claro que poderíamos ficar horas dando outros exemplos dos demais canais.
Alipio Jr. @alipioj |
Entretanto até nessa insolência precisa haver um limite. Há momentos em que é preciso parar e pensar, “erramos feio e precisamos nos desculpar e repensar o que estamos fazendo”. É o que precisa ser feito com urgência pelo FOX Sports.
Na última segunda-feira, durante um programa noturno, o ápice da vergonha foi o uso da blackface para falar sobre o Palmeiras. Blackface. Uma rápida pesquisa na “Lei de Jim Crow” ajudará a quem não conhece entender o que significa e a referência a maneira caricatural que comediantes se utilizavam desse recurso para retratar negros nos EUA, em 1832.
Alguns falaram que não há racismo. Alguns acharam que é uma problematização exagerada. Houve até quem citou outras situações que não foram comentadas. Falaremos aqui pois este é um espaço que fala da imprensa esportiva e a situação aconteceu num programa esportivo. É compreensível entender essa relativização num país hipócrita como o nosso em que trata o racismo como algo que não acontece mais. Ledo engano. Não há graça. Não há piada. Não cabe mais esse tipo de situação na sociedade atual.
Abraços e até a próxima.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 14 de Dezembro 2024
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.