Globo corta cena de novela que homenagearia Milton Neves

Atualizado :

Apresentador da Band, Milton Neves está magoado com a Globo. Segundo o Notícias da TV, por Daniel Castro, a emissora vetou uma homenagem que o autor Benedito Ruy Barbosa lhe faria em ‘Velho Chico’. Na cena 22 do capítulo 104, o personagem Chico Criatura (Gésio Amadeu) iria se referir ao jornalista como “coronel Milton Neves”. A fala foi escrita por Barbosa e estava no roteiro distribuído aos atores, mas não foi levada ao ar. A Globo diz que ocorreu um corte “normal” de edição.

Segundo Milton Neves, que só descobriu o veto nesta semana, não foi a primeira vez que isso aconteceu. Na reprise de o Rei do Gado (1996), no ano passado, falas de Antonio Fagundes sobre negociações de bois com um “coronel Milton Neves” também foram apagadas da versão original. Antes, o nome do jornalista esportivo já tinha sido citado seis vezes em Renascer (1992), em O Rei do Gado, foram oito.

“O Benedito Ruy Barbosa me adora. É gratidão”, diz Neves. O titular do ‘Terceiro Tempo’ conta que essa “gratidão” vem desde que ajudou o novelista a arrumar locações para O Rei do Gado. As fazendas de café em que eram ambientadas as rixas dos Berdinazzi e Mezenga pertenciam a amigos de Milton Neves.

A fala cortada pela Globo não tinha a menor relevância para a trama. Na cena, Chico Criatura atendia em seu bar uma ligação de Andy, um ex-editor de Martim (Lee Taylor) que queria contar-lhe sobre um importante prêmio. O jornalista só falava inglês. Apesar de não dominar a língua estrangeira, Criatura entendeu que deveria passar o telefone para o fotógrafo.

“Martim! Ô, Martim. Ó, criatura, num sei que ocê aprontô, mais tem gente do estrangêro vindo lhe caçá pelo telefone!”, gritou Chico Criatura. “Pra mim?”, reagiria Martim. “Pra mim é que num era, que meu amigo mais distante é coroné Milto Neves, que se bandeô lá pras banda do Paraguai. Mais ele num me liga e nem fala estrangêro”, responderia Chico Criatura. Essa trecho foi cortado da cena exibida em 14 de julho (assista aqui).

A Globo nega ter censurado a fala por envolver um apresentador de emissora concorrente. Diz que o trecho foi suprimido em um procedimento “normal” de edição, devido à oscilação na duração de cada capítulo. “Durante a edição, por conta das variações da minutagem que são apresentadas dia a dia, é comum que sejam feitos cortes em algumas cenas no momento. Nada fora do comum”, afirmou a área de Comunicação da emissora.


Globo

milton neves

TV Aberta

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 24 de Julho 2024

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Sem categoria > Globo corta cena de novela que homenagearia Milton Neves