Albio Melchioretto #107: Esporte Interativo reforça monopólio da Globo

Atualizado :

Quando da notícia da negociação do EI com clubes brasileiros, como Internacional, Santos e Ponte Preta, entre outros, vibrei com a ideia. A multiplicidade traz linhas editoriais diferentes ao jogo. Quem ganha, em tese somos nós, espectadores. Vide a diferença de cobertura do Campeonato Inglês nas últimas três temporadas e a atual. Não critico a qualidade, mas olho para as possibilidades. Entretanto, as notícias da semana, sobre o Brasileirão a partir de 2019, me deixaram incomodado.

Apenas para lembrar, quando falo em direitos do EI, são para mídia fechada. Os jogos serão mostrados apenas nos canais EI MAXX, nada de parabólicas, nem Esporte Interativo. A concorrência não é com o sinal aberto da Globo, nem mesmo com os canais Première. E aqui está o pulo do gato da Rede Globo. Os clubes que acertaram com o EI estão, em tese, fora do SporTV quando tiverem o mando de campo. Fato semelhante aconteceu no final dos anos de 1990 quando SporTV e ESPN dividiram o direito de transmissão. Após este período, o Clube dos 13 começou a negociar a competição e não os clubes, como foi até o episódio RedeTV!, que minou o Clube dos 13. Uma negociação em bloco poderia fortalecer a competição, mas a ideia de conjunto ainda é uma realidade distante do Brasileiro.

Albio Melchioretto (Colunista)
Contato: albio.melchioretto@gmail.com
Twitter: @amelchioretto

Minha ideia está no fato de alguns clubes ao assinarem com o EI reforçam o canal Premiere, logo, o Grupo Globo. Acontecerá que determinados times passarão jogos apenas em um canal, alguns no EI MAXX e muitos do SporTV. Para acompanhar a todos o assinante deverá ter ambos os canais em seu pacote. Pelo que consultei, nas maiores operadoras, os canais SporTV estão nos pacotes básicos, enquanto que o canal EI MAXX em pacotes avançados. Então, uma forma de ter todos os jogos concentrados será através do Premiere, e convenhamos, não acredito que haverá clube que não assinará com o pacote a la carte de futebol. Cada vez é maior o número de assinantes e os clubes recebem uma grana significativa por torcedor. Vide também o Première Ajude seu Time. Como jogos partilhados, fragmentados aqui e acolá, tudo estará reunido numa mesma bandeira. Onde o torcedor comum, que não tem a experiência de ficar procurando pelo jogo do seu time encontrará praticidade para acompanhar? Ao invés da multiplicidade de editorais veremos um reforço de produto. Apenas uma tese, e você, concorda com ela?

A semana não foi apena futebol. Ufa! Após diversas dúvidas sobre a manutenção da Série B na RedeTV!, uma boa notícia. O vôlei terá dois jogos semanais no canal aberto. A partir de 27 de outubro não apenas às 14h dos sábados, como foi na última temporada, mas também às 21h30 das quintas-feiras o canal mostrará jogos. Opções. Apenas um pedido ao canal. Que a competição tenha um melhor tratamento que o Basquete Paulista. Ainda tenho esperanças.


Aposta nas melhores casas de apostas do dia 13 de Julho 2024

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Sem categoria > Albio Melchioretto #107: Esporte Interativo reforça monopólio da Globo