Passada a Olimpíada, a programação da sua televisão começa a ser ocupada por campeonatos de futebol. Entre TVs abertas e fechadas, sem contar os streamings pela internet, praticamente todos os grandes torneios são mostrados para o Brasil. Veja abaixo um guia publicado originalmente pelo Trivela, por Bruno Bonsanti.
O Campeonato Português estava sob o poder do SporTV, que sublicenciava uma partida para a ESPN Brasil. O canal da Disney já havia dito que não passaria o torneio nesta temporada. Agora, o SporTV também confirmou que abriu mão dos direitos de transmissão e, por enquanto, o Portuguesão não será transmitido em emissoras brasileiras.
Campeonato Inglês
A ESPN Brasil tem contrato até 2018/19 e decidiu exercer a exclusividade do vínculo na próxima temporada. Transmitirá todas as 380 partidas em seus três canais e no WatchESPN. Casa do futebol inglês, passa também a Copa da Inglaterra, a Copa da Liga Inglesa, a Supercopa da Inglaterra e a segunda divisão inglesa.
Campeonato Alemão
O FOX Sports comprou os direitos de transmissão da Bundesliga até 2020, mas decidiu dividi-los com a ESPN Brasil. Com revezamento de preferência, cada canal decide os jogos que quer passar: escolhas 1, 4, 5, 7 e 9 para um, 2, 3, 6, 8 e 10 para o outro. A Copa da Alemanha é da ESPN Brasil. As Supercopas da Alemanha de 2016 e 2017 também serão compartilhadas.
Campeonato Espanhol
O Campeonato Espanhol é da ESPN Brasil até 2020, mas os direitos também são divididos com o FOX Sports, com revezamento de escolhas, no mesmo modelo do Alemão. A Copa do Rei ainda não foi arrebatada na TV fechada brasileira, mas, na última temporada, o canal da Disney conseguiu transmitir a final da Copa do Rei. O YouTube passa as partidas do torneio mata-mata espanhol, mas cobra uma grana: R$ 86. A Supercopa da Espanha passa na ESPN Brasil.
Campeonato Italiano
O FOX Sports tem contrato para transmitir o Campeonato Italiano até a temporada 2017/18, mas divide com a ESPN Brasil, no mesmo modelo do Alemão e do Espanhol. A Copa Itália é do canal da Disney.
Campeonato Francês
O Campeonato Francês pertence ao SporTV, que o sublicencia para a ESPN Brasil. Não há preferência, e cada canal tem três escolhas por rodada. A Copa da Liga Francesa e a Copa da França também são do canal da Globo. O Esporte Interativo tem a Copa da França para a TV aberta (portanto, não pode passar no EI MAXX e no EI MAXX2, que são canais de TV fechada).
Liga dos Campeões
O Esporte Interativo tem contrato para transmitir a Champions League com exclusividade nas próximas duas temporadas. A Globo tem os direitos para a TV aberta, na terça e na quarta-feira, e costuma exercer seu direito a partir das fases finais. No entanto, pode mostrar as duas datas apenas sete semanas por temporada. Nas outras nove, precisa escolher apenas uma. Na edição passada do torneio, a Globo sublicenciou partidas para a Band, mas ainda está incerto se este acordo será renovado.
Liga Europa
Os direitos de transmissão para TV fechada são da ESPN Brasil, que sublicencia para o FOX Sports, no mesmo esquema das outras parcerias entre os canais. Na TV aberta, quem passa é o Esporte Interativo (que, pelo mesmo motivo, não pode transmitir no EI MAXX).
Belga e Escocês
Reforçam a grade do FOX Sports.
Campeonato Holandês
A ESPN Brasil transmite.
Libertadores e Sul-Americana
O FOX Sports tem os direitos da Libertadores para as Américas e chegou a exercer a exclusividade, quando abriu os trabalhos no Brasil, mas fechou um acordo com o SporTV até 2018. Os dois canais compartilham a primeira escolha da rodada, a Fox tem exclusividade da segunda, e o SporTV, da terceira. Todos os demais jogos são do FOX. A mesma coisa vale para a Copa Sul-Americana. A Fox tem exclusividade da Libertadores sub-20.
Major League Soccer
A ESPN tem os direitos de transmitir os mesmos jogos que a matriz americana passa, mais os do New York City. O SporTV mostra pelo menos duas partidas por rodada, mais o Jogo das Estrelas.
Campeonato Mexicano
Uma pequena bagunça porque os clubes negociam individualmente com cada emissora, que só pode passar os jogos em casa dos times com os quais acertou. A ESPN Brasil tem contrato com Atlas e Santos Laguna, com VTs de Tijuana e Querétaro. O FOX Sports tem o Pachuca e o León.
Campeonato Colombiano
O BandSports transmite.
Campeonato Brasileiro
O principal torneio nacional é transmitido apenas pelo SporTV na TV fechada. Na aberta, o Brasileirão é da Globo, mas era dividido com a Band, que anunciou que não transmitirá os jogos este ano. A ESPN Brasil pode passar melhores momentos estendidos, assim como o FOX Sports, que também veicula um jogo em VT. A Série B é da Globo, que sublicencia uma partida para a RedeTV!. O EI MAXX passa a terceira divisão na TV fechada, e a TV Brasil, na aberta. A Série D é do Esporte Interativo, com exclusividade na TV fechada.
Copa do Brasil
Pertence ao SporTV, que repassou para ESPN Brasil e FOX Sports. Com o FOX Sports, segue um esquema de divisão inverso ao da Libertadores.
Eliminatórias
A ESPN transmite as Eliminatórias Europeias, junto com o SporTV, dentro do sistema de escolhas. O canal da Globo também passa as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo na TV fechada. A Globo passa os jogos do Brasil na aberta. O Esporte Interativo mostra os jogos da Concacaf, assim como a ESPN Brasil.
Campeonato Chinês
Você precisa sintonizar o BandSports para acompanhar aquele jogador do seu time que foi comprado por um clube chinês.
Superliga da Índia
O campeonato indiano que consegue atrair várias estrelas em fim de carreira (ou já aposentados) passa com exclusividade no Esporte Interativo.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 03 de Dezembro 2024
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.