De acordo com os números divulgados pela ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), o Brasil tinha em 2015 um total de 19.605.772 assinantes de tevê por assinatura. O setor movimenta uma receita de R$ 7,8 bilhões. É um setor que apresentou pouca retração apesar da crise econômica e fatura bem.
O Brasil possui 200,4 milhões de habitantes, conforme último censo e ainda que descontemos as centenas de assinaturas ilegais, há muita gente sem acesso aos canais fechados e dependente da tevê aberta para ver qualquer evento esportivo que seja.
Isso é péssimo, afinal, sabemos que a detentora dos direitos está mais preocupada com novela do que com o evento esportivo e os demais canais não tem o mesmo cuidado com a exibição, ainda que haja boa vontade.
Só por isso, o anúncio de que a BAND vai exibir 51 partidas da Eurocopa é para ser comemorado. Com 3 horários diários (10h, 13h e 16h) inundando a programação, relembrará os bons tempos em que se chamava “o canal do esporte”, proporcionando a massa sem acesso a tevê por assinatura, a possibilidade de ver ótimos jogos.
Alipio Jr. – colunista do esporteemidia.com @alipiojr |
Podemos reclamar dos narradores escalados e dos comentaristas (os possíveis profissionais anunciados desanimam qualquer um), mas prefiro poder assistir que não ter opção nenhuma.
Na outra ponta, os números citados no início da coluna demonstram que o momento atual é de uma briga generalizada no mercado das tevês por assinatura. Por dezenas de fatores que vão da violência ao horário de exibição, o torcedor frequenta cada vez menos o estádio e a procura pelos jogos do seu time e dos demais eventos esportivos, ficam mais acirradas.
Até por isso é de se estranhar a facilidade com que a Oi Tv encerrou as negociações com o Grupo FOX, perdendo tantos canais e entre eles, o FOX Sports 1 e 2. Sem nenhuma informação ao assinante, sem redução no valor da mensalidade ou substituição dos canais. Um desrespeito gigantesco com o cliente e deixando os torcedores aflitos, na semana que a Libertadores se inicia.
A reação do mercado foi imediata. Números não oficiais falam em centenas de cancelamentos, chegando a quase 500 mil nesses 4 dias e a 3ª colocação no mercado, está mais ameaçada que nunca. É bom para aprender como se trata um cliente.
Atualização: Na última quinta-feira (dia 18), o Grupo FOX e a Oi anunciaram a retomada da parceria sem informar detalhes do novo contrato.
Um grande abraço e até a próxima.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 22 de Abril 2025
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.