“Chegou a hora de soltar o grito, o Corinthians é campeão da Libertadores”, assim o narrador Cleber Machado, da Rede Globo, anunciou a conquista do principal torneio sul-americano de futebol pelo clube brasileiro, na noite desta quarta-feira. A partida, como esperado, chamou a atenção da mídia de todo país, a ponto de emissoras de rádio de outros estados também transmitissem o duelo, informa o Comunique-se.
O fato da equipe paulista com mais de cem anos de história nunca ter vencido até então o campeonato continental foi lembrado por veículos de comunicação. O portal Terra afirmou que o alvinegro encerra o trauma ao ganhar de 2 a 0 dos argentinos. Durante a transmissão na Globo, Cleber Machado citou que foram nove participações frustradas para chegar ao troféu.
Raça e o jogo conjunto, sem a presença de grandes estrelas, serviu de base para comentários de cronistas. Osvaldo Pascoal, na Rádio Globo, Mauro Beting, na Rádio Bandeirantes, e Walter Casagrande e Caio Ribeiro, ambos na Rede Globo, ressaltaram a força coletiva do grupo que se tornou campeão da Libertadores. Em seu blog mantido no UOL, Juca Kfouri publicou que o time conquistou o único grande título que faltava, mas ressaltou que ausência dele não faz nenhum time ser menor que o outro.
Invicto. Termo destacado em todos os veículos que cobriram a comemoração corintiana no Pacaembu. Sites e emissoras de rádio prepararam especiais sobre a trajetória do time na Libertadores 2012. Depois do apito final do árbitro, os jornalistas juntaram o pré e o pós-título. O primeiro gol, marcado pelo volante Ralf diante do Deportivo Táchira (VEN), e a segurança do goleiro Cassio, que assumiu a titularidade nas oitavas de final e tomou dois gols em oito jogos, foram motivos para a dupla ser entrevistada.
Nas emissoras de televisão e rádio, houve produção de reportagens especiais após o jogo; nos jornais de São Paulo e em sites noticiosos, a conquista ocupou as manchetes e ainda teve direito a chamadas para reportagens internas nos impressos ou para direcionamento dentro dos portais. Nesta parte não faltaram adjetivos e produção de reportagens, sobre a trajetória dos representantes em campo da fiel torcida. Detalhe: emissoras radiofônicas de outros estados transmitiram a jornada esportiva.
Timão em festa foi a definição do IG. Além de publicar pôsteres do campeão, o portal buscou valorizar os personagens da conquista. Com o título de “Cassio a Emerson”, o site trouxe a avaliação dos 21 jogadores corintianos que entraram em campo em algum momento da Libertadores. O “golaço” de Romarinho em La Bombonera, no primeiro toque de bola, foi mencionado, assim como o fato do volante peruano Ramírez ter participado somente dos acréscimos de uma partida da primeira fase.
“Heróis da América” foi o lema escolhido pela TV Gazeta de São Paulo no especial sobre o Corinthians. Com off da apresentadora do ‘Gazeta Esportiva’, Michelle Giannella, a emissora colocou a homenagem no ar minutos depois da conquista ser confirmada. Ao falar dos jogadores, a emissora afirmou que o atacante Emerson Sheik “cresce nas horas decisivas”. Ele fez os dois gols da noite.
Incrível foi uma das palavras escolhidas pelo Estadão para noticiar o título do Corinthians. O site foi outro a insistir na questão que o troféu da Libertadores já fez os jogadores atuais entrarem para a história do clube. O portal ainda destacou que o sonho se tornou realidade.
“A estrela de Emerson brilha reluzente em preto e branco. Marrento, até certo ponto falastrão e decisivo nos momentos que o time de guerreiros do Corinthians mais precisou de um toque de qualidade, Sheik entrou nesta quarta-feira para a história alvinegra e de lá nunca mais sairá. Dos pés dele saíram os dois gols que, enfim, deram ao Timão o inédito título da Taça Libertadores e acabaram com a angústia de mais de 30 milhões de fieis”, citou o Globoesporte.com, que produziu matéria dedicada ao artilheiro da final. “Sheik-mate” foi a manchete usada pelo site do ‘Globoesporte’, fazendo alusão ao apelido de Emerson com o fato de ele ter acabado com o Boca Juniors, segundo o site.
Já o portal do canal Fox Sports, logo após a partida, ganhou o tom preto e branco para homenagear o Corinthians.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 06 de Outubro 2024
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.