‘Gosto de locutor com opinião, diz José Carlos Araújo em entrevista

Henrique Neves

Atualizado :

TRANSISÇÃO RÁDIO GLOBO/BRADESCO ESPORTES
Depois de quarenta anos na emissora, e aos 72 de idade, saio com festa e pela porta da frente. No meu novo trabalho terei uma escola de rádio para formar jovens talentos. Parte da equipe antiga vai comigo, e minha estreia será no jogo entre Fluminense e Boca Juniors, nesta quarta, 23. Farei também comentários em um telejornal diário.

NARRAÇÃO OPINATIVA
Gosto de locutor com opinião. O Galvão Bueno me disse que o público quer saber o que ele pensa. O profissional que fica o tempo todo em cima do muro não passa credibilidade.

JOGOS NARRADOS
A próxima partida será a 3 369ª. Como a média é de dois gols por jogo, dá para botar na conta mais de 6 000 vezes em que gritei “atirou, entrou”.

SURGIMENTO DE BORDÕES
O “atirou, entrou” vem do basquete. Quando via jogos na TV, um amigo sempre gritava “vai mais, garotinho” nos ataques do seu time. Levei aquilo para o rádio. O “vaaleeeu” que digo após o gol vem de um agradecimento feito por um casal que me pediu um trocado certa vez.

GOL QUE MAIS SE ESGOLEOU
O segundo do Ronaldo Fenômeno contra a Alemanha na final do Mundial de 2002. Foi um dos gritos mais longos da minha carreira. Só não me faltou ar na ocasião porque desenvolvi uma técnica.

SAIA JUSTA EM TRANSMISSÃO
Foi em 1995, num jogo do Flamengo contra o América no estádio do Bangu. Tive uma interminável crise de soluço. Minha sorte foi que o médico Jorge da Matta ligou, recomendando que eu chupasse gelo. Arrumaram uma pedra cinzenta, toda suja de jornal, mas não pensei duas vezes. Parou como se fosse um milagre.

JOGO VELOZ
Uma narração da década de 50 tinha mais detalhes, o que só era possível devido ao fato de o jogo ser mais cadenciado. Hoje, há lances que mal dá para acompanhar. Sem falar da televisão e suas câmeras. É preciso estar atento ao que acontece no campo e na tela.


josé carlos araújo

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 19 de Junho 2024

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Sem categoria > ‘Gosto de locutor com opinião, diz José Carlos Araújo em entrevista