“A TV Globo e a Fox precisavam de um jogo da Libertadores. A partida precisava ser na quarta-feira para São Paulo. A Conmebol adiantava que Corinthians e Santos jogariam fora. A Globo queria mostrar os jogos dos dois clubes paulistas. Em duas quartas-feiras seguidas. Enroscados com a fase final do Paulista, nenhum dos clubes desejava jogar primeiro. Sonhavam em atuar apenas no dia 2 de maio. Foi quando pesou o lado político. A TV Globo deve um grande favor para Andres Sanchez”. Este é o começo de post assinado por Cosme Rímoli, no R7, no qual ele diz que o Corinthians foi beneficiado e o Santos prejudicado quando da elaboração da tabela da fase de oitavas de final da Taça Libertadores da América e a fase final do Campeonato Paulista.
Em outro trecho do artigo, ele escreve: “Apesar da queda de Ricardo Teixeira, a relação entre Globo e Corinthians é ótima. A emissora só trata o Itaquerão de Arena Corinthians. Foi um pedido de Andres para não espantar investidores dispostos a pagar pelo nome do estádio. Ao contrário com o que aconteceu com a Arena do Atlético Paranaense. É possível que a Globo respeite o patrocinador e chame a arena corintiana pelo eventual nome que Andres conseguir vender. (…) Apesar de bicampeão da Libertadores, o Santos não tem essa proximidade. E na hora da decisão, a Conmebol confirmou que o time da Vila Belmiro terá de jogar na quarta-feira. Vai atuar a 3.700 metros, em La Paz, contra o Bolívar. Pega o Mogi Mirim no domingo, vai à Bolívia e depois deverá enfrentar o São Paulo pelas semifinais do Paulista”.
Já o Corinthians enfrenta a Ponte Preta no domingo, folga no meio de semana e, provavelmente, enfrentará o Palmeiras na semifinal. Aliás, segundo o blogueiro, antes mesmo da Conmebol anunciar, a Globo anunciou o jogo do Santos contra o Bolívar. Jogadores, dirigentes e comissão técnica do clube souberam pela emissora. O presidente Luís Álvaro foi tentar mudar, mas já era tarde. Reclamou com o Fox Sports, Globo e Conmebol que o Neymar poderia se machucar, afinal o atleta estaria exposto a um desgaste exagerado. Seus argumentos entretanto, não foram escutados.
Ainda segundo Rímoli, Marcelo Campos Pinto, executivo da Globo Esportes faz o que deseja na Conmebol. E alerta: “Ou a diretoria santista acorda ou continuará sendo passada para trás”.
ATUALIZAÇÃO (21h42): Ao UOL Esporte, o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro declarou: “Não é a programação ideal. Eu tentei de todas as maneiras, inclusive agora cedo, ver se havia condições de se alterar. Mas no contrato entre Fox e Globo há um acordo que impede mais de um jogo por semana de Santos e Corinthians”. Já o técnico Muricy Ramalho fez um pedido a televisão ontem, mas que também não foi aceito pela Globo: “Vou fazer um pedido para a televisão para não ter esse jogo semana que vem. Era bom todos os times, não só o Santos, ter um tempinho para se preparar para a próxima fase. Peço para a televisão colaborar uma, perde uma. Já ganha todas, né? A gente precisa da televisão, tem aquele negócio de pagar e tal, mas dá um tempo, meu”, reclamou o treinador”.
De acordo com o UOL Esporte, a transmissão de Santos x Bolívar na quarta-feira (25), na Globo, deve ficar restrita a São Paulo. O resto do país deve acompanhar o jogo entre Internacional x Fluminense. No dia 2 de maio, os jogos que Emelec x Corinthians e Vasco x Lanús também serão televisionados.
Os jogos de volta serão realizados na segunda semana de maio. No dia 9, o Corinthians recebe o Emelec no Pacaembu e o Vasco joga contra o Lanús em Buenos Aires. No dia seguinte jogam Fluminense x Internacional no Engenhão e Santos x Bolívar na Vila Belmiro [estes dois últimos, exclusivos do Fox Sports].
ATUALIZAÇÃO (21/4 – 11h06): A assessoria de imprensa da Rede Globo informou à Folha de São Paulo que ajustes de tabelas como este são corriqueiros e que as decisões são tomadas com a concordância de todas as partes, além do ajuste valorizar a presença do Santos na Taça Libertadores por todos quererem apreciar o talento de Neymar, Ganso e companheiros. Já a assessoria do Fox Sports disse que não comentaria o assunto, mas declarou que não há relação sua com as novas datas.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 02 de Dezembro 2024
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.