Robert Whittaker se encontra em uma posição curiosa ao tentar prever o resultado da luta principal do UFC 305 entre Dricus Du Plessis e Israel Adesanya. Isso porque ambos já o derrotaram, e o confronto promete ser uma das disputas mais acirradas do ano.
Whittaker acredita que o duelo será extremamente equilibrado, com cada lutador tendo chances de iguais de sair vitorioso. O ex-campeão vê Adesanya como um mestre no uso da distância e do controle do octógono, enquanto Du Plessis é um competidor imprevisível e, de certo modo, “esquisito” dentro da arena.
Duelo de estratégias: pressão vs. distância
Whittaker destacou que, se Adesanya conseguir manter Du Plessis à distância, utilizando bem seus jabs e evitando ser encurralado, há uma grande chance de vitória por decisão.
Por outro lado, se Du Plessis repetir a estratégia usada contra Sean Strickland, de pressionar, desgastar e transformar a luta em uma verdadeira briga, o cinturão permanecerá em suas mãos.
Para Whittaker, independentemente de quem vencer, a luta deve ir até o fim dos cinco rounds. Ele enfatiza que ambos são competidores extremamente resistentes e que o combate será uma verdadeira batalha de habilidades.
Qual os nossos palpites para Du Plessis x Adesanya?
Eu não sou Robert Whittaker, mas também quero dar meu pitaco sobre esse lutão. Em linhas gerais, concordo com a análise do ex-campeão australiano sobre o encaixe técnico, assim como o fato de que será uma luta bastante equilibrada.
Apesar disso, acredito que um outro fator será o fiel da balança: o psicológico. Adesanya vem de uma derrota muito dura contra Sean Strickland, talvez ainda mais impactante do que sua derrota para Poatan, porque, naquela luta, ele dominava até ser nocauteado.
Já contra o americano, Adesanya foi completamente anulado pelo jogo de pressão do adversário. Como Du Plessis é um lutador que se destaca pela pressão e pela imposição física, creio que o sul-africano chega como leve favorito. Por isso, meu palpite vai para uma vitória do atual campeão por decisão.
Resumo dos nossos palpites Du Plessis x Adesanya
Aposta | Palpite | Melhor odd |
Quem vence? | Dricus Du Plessis | 2.00* KTO |
Total de rounds | Acima de 4.5 | 2.00* BC-Game |
Método vencedor | Dricus Du Plessis por decisão | 4.75* na Starda |
Card completo e onde assistir o UFC 305: Du Plessis x Adesanya
O UFC 305 vai ocorrer neste sábado, 17 de agosto, na RAC Arena, em Perth, Austrália, e terá transmissão integral pelo UFC Fight Pass, serviço de streaming oficial do Ultimate. O card preliminar será exibido também no GOAT, canal do YouTube.
Card Principal – 23 horas
- Cinturão peso-médio (até 83,9 kg): Dricus Du Plessis x Israel Adesanya
- Peso-mosca (até 56,7 kg): Kai Kara-France x Steve Erceg
- Peso-leve (até 70,3 kg): Mateusz Gamrot x Dan Hooker
- Peso-pesado (até 120,2 kg): Tai Tuivasa x Jairzinho Rozenstruik
- Peso meio-médio (até 77,1 kg): Li Jingliang x Carlos Prates
Card Preliminar – 19h30
- Peso-pesado (até 120,2 kg): Junior Tafa x Valter Walker
- Peso-pena (até 65,7 kg): Josh Culibao x Ricardo Ramos
- Peso-mosca (até 56,7 kg): Casey O’Neill x Luana Santos
- Peso-pena (até 65,7 kg): Jack Jenkins x Herbert Burns
- Peso-leve (até 70,3 kg): Tom Nolan x Alex Reyes
- Peso meio-médio (até 77,1 kg): Song Kenan x Ricky Glenn
- Peso-mosca (até 56,7 kg): Stewart Nicoll x Jesus Aguilar
Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):
Tweets by UFCBrasil*As odds estão sujeitas a mudança pelas casas de aposta.
** Lembre-se que a aposta é uma fonte de diversão, não um investimento. 18+
É formado em Letras pela UEFS, tem doutorado em Literatura e Cultura pela UFBA e toca violão todos os dias. Desde sempre, conciliou os estudos literários com um consumo substancial de jornalismo esportivo sobre MMA e futebol até que, num belo dia, decidiu unir o útil ao agradável e fazer do seu hobby uma profissão.