Reforma do Pacaembu: estádio terá gramado sintético e vice-presidente do Botafogo ironiza: “Vai ter gente reclamando…”

Pacaembu investe R$ 6,5 milhões em gramado sintético com composto de cortiça. Estádio prevê receber jogos e eventos a partir de abril, com melhorias em estrutura e pista de atletismo.

O estádio do Pacaembu está passando por uma grande transformação com a instalação de um novo gramado sintético. Com um investimento de R$ 6,5 milhões, a previsão é que o campo esteja pronto para receber jogos de futebol ainda neste primeiro semestre.

O gramado, produzido por uma empresa dos Estados Unidos, terá um composto de cortiça, o que, segundo a empresa responsável pela concessão do estádio, se adequa melhor às temperaturas da cidade de São Paulo.

“Melhor gramado sintético do país”

O diretor da Allegra Pacaembu, Bruno Souza, destacou as características do novo gramado:

“A memória desse fio (de grama), quando ele é amassado, a volta é diferente de outros gramados. Ele tem tratamento e manutenção quase como um gramado natural. Nós regamos, passamos a máquina, removemos e trocamos a cortiça periodicamente”, disse.

“Hoje a gente pode dizer que, na linha do estádio do Botafogo, o Pacaembu é o próximo melhor gramado sintético no Brasil”, concluiu.

Pacaembu renova gramado com tecnologia de ponta e planeja reinauguração para junho, oferecendo melhorias estruturais e atrações esportivas e culturais.

Polêmica dos gramados sintéticos

A reação do vice-presidente do Botafogo, Vinicius Assumpção, também chamou a atenção. Ele ironizou os críticos do gramado sintético no futebol brasileiro, escrevendo no Twitter junto a uma reportagem do GE sobre o assunto:

“Ihhh, vai ter gente reclamando e esquecendo de falar dos atuais pastos no futebol brasileiro.”

Essa ironia se refere aos críticos que se concentram no gramado sintético, enquanto muitos campos naturais no país estão em más condições. Com todas essas mudanças e melhorias, o Pacaembu promete se tornar um dos melhores locais para eventos esportivos e culturais em São Paulo.

Além dos gramados: shows e centro de convenções

Além do gramado, o estádio está passando por outras melhorias, como a instalação de uma pista de atletismo com seis raias e a colocação de novas cadeiras nas arquibancadas laterais.

Um prédio multiuso está sendo construído onde ficava o Tobogã, que abrigará um centro de convenções, um hotel com 87 quartos, um centro de medicina esportiva e restaurantes.

A expectativa é que o Pacaembu esteja pronto para receber jogos de futebol até o fim de junho, com Santos, São Paulo e Cruzeiro já tendo acordos para mandar partidas lá. O primeiro evento programado é um show do cantor Roberto Carlos em abril, seguido por uma feira esportiva em maio.

Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

Botafogo

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 09 de Novembro 2025

Cloudflare rayID 99c088bcce28d46f

dcKey a428c860219c2a36f4161b17cd5f0811

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > Futebol Brasileiro > Reforma do Pacaembu: estádio terá gramado sintético e vice-presidente do Botafogo ironiza: “Vai ter gente reclamando…”