O que aconteceu
A Justiça espanhola concedeu liberdade provisória ao jogador Daniel Alves mediante o pagamento de uma fiança de 1 milhão de euros, cerca de R$ 5,4 milhões, nesta quarta-feira, 20 de março. Alves estava preso desde janeiro de 2023, após ser condenado a quatro anos e meio de prisão por agressão sexual.
A decisão ocorreu após um pedido da defesa do jogador, que argumentou que ele já havia cumprido uma parte significativa de sua pena e, portanto, teria direito a aguardar o resultado dos recursos em liberdade.
“Não vou fugir. Confio na Justiça e estarei sempre à sua disposição”, afirmou Alves em sua declaração.
Além da fiança milionária, a Justiça impôs diversas medidas cautelares. Uma delas foi a entrega dos dois passaportes de Alves, espanhol e brasileiro, para evitar qualquer possibilidade de fuga. Além disso, ele deverá comparecer semanalmente ao Tribunal de Barcelona e a vítima do caso deverá ser informada sobre a liberdade concedida.
Risco de fuga e decisão judicial
A decisão judicial não foi unânime, havendo um voto divergente a favor da manutenção da prisão preventiva de Alves. O Ministério Público também se manifestou contra a liberdade provisória, argumentando sobre o risco de fuga, mas a defesa destacou que o jogador possui residência fixa em Barcelona.
A situação nos presídios da região catalã, marcada por greves e protestos dos funcionários, pode ter influenciado a concessão da liberdade provisória a Alves. A crise nas penitenciárias pode ter sido um fator considerado pela Justiça, especialmente diante de solicitações semelhantes anteriores que foram rejeitadas.
Alves enfrenta problemas financeiros devido a uma disputa judicial com sua ex-esposa, o que pode dificultar o pagamento da fiança de 1 milhão de euros. Antes do julgamento, a família de Neymar fez uma doação de 150 mil euros para ajudar Alves, o que influenciou na atenuação de sua pena.
Acompanhe notícias sobre o esporte no X (antigo Twitter):
Tweets by ESPN BrasilSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 18 de Abril 2025
Márcia Pereira é jornalista, mãe e amante de esportes. Possui formação acadêmica pela Universidade Federal do Paraná. Tendo sido atleta por muitos anos, sua área de atuação hoje é o jornalismo esportivo, como forma de estar próxima do que sempre amou e acredita. É Flamenguista roxa e tem Zico como seu grande ídolo do esporte. É fã de Gabigol.