Uma geração imortal: descubra os 10 melhores jogadores dos anos 50

Há mais de 70 anos, inúmeros craques se destacaram, deixando sua marca na história do futebol. Nós do Esporte e Mídia acreditamos que recordar é viver. Por isso, elaboramos essa lista com os 10 melhores jogadores de uma das principais décadas do futebol: a de 1950. Esperamos que aproveitem.

O futebol é o esporte mais popular do mundo desde os seus primórdios em 1863. Embora o esporte tenha evoluído notavelmente ao longo das décadas, isso deu deu, em grande medida, graças aos grandes jogadores que revolucionaram o estilo de jogo em suas épocas.

Abaixo, nós do Esporte e Mídia mostraremos quem foram os melhores jogadores de futebol dos anos 50, uma das décadas mais icônicas deste esporte.

Os 10 melhores futebolistas dos anos 50

10. Didi

O Príncipe Etíope teve uma das carreiras mais bem-sucedidas da história, conquistando duas Copas do Mundo em 1958 e 1962. No entanto, foi na Copa do Mundo da Suécia, em 1958, que se destacou, sendo considerado o melhor jogador da competição.

O estilo de jogo de Didí era marcado pela classe e elegância em campo. Nascido no Rio de Janeiro, passou grande parte de sua carreira em times sul-americanos como Madureira, Botafogo, Fluminense e Sporting Cristal. Além disso, defendeu as cores de um dos maiores clubes da história, o Real Madrid.

Atualmente, Waldir Pereira ainda recebe reconhecimento por suas destacadas performances, apesar de seu falecimento. Na verdade, Didí foi considerado um dos melhores jogadores do século XX pela Federação Internacional de História e Estatísticas de Futebol.

Além disso, foi incluído no Salão Internacional dos Campeões de Futebol e fez parte do terceiro Time dos Sonhos histórico da Bola de Ouro.

Didí
10. Didí

9. Paco Gento

O nono lugar pertence ao ponta espanhol Paco Gento, uma das maiores lendas do Real Madrid. Na verdade, La Galerna del Cantábrico é o oitavo maior artilheiro da história do clube merengue, com 182 gols, e o jogador com mais títulos da Liga dos Campeões da UEFA, totalizando seis troféus.

Nascido em Guarnizo, começou sua carreira em 1952 no Real Santander. No entanto, na temporada seguinte, chegou ao Real Madrid e lá permaneceu até sua aposentadoria em 1971, devido ao desempenho extraordinário demonstrado com os Vikingos, sua incrível velocidade para superar defensores.

O currículo de Paco Gento é impressionante: seis Ligas dos Campeões, 12 Ligas da Espanha, duas Copas do Rei e uma Copa Continental.

Paco Gento
9. Paco Gento

8. Luis Suárez Miramontes

Um dos atacantes mais letais da história da Espanha e do Barcelona foi Luis Suárez Miramontes. O Arquiteto é o único jogador espanhol a conquistar a Bola de Ouro.

Na década de 50, ele mostrou seu melhor desempenho no Barcelona, conquistando duas Ligas da Espanha, duas Copas do Rei e duas Copas das Feiras.

Posteriormente, continuou sua carreira no Inter de Milão, clube em que também teve um desempenho excelente, assim como no Barça, e foi campeão europeu em duas ocasiões, três vezes da Serie A e duas Copas Intercontinentais.

Finalmente, encerrou sua carreira no Sampdoria em 1973, com um total de 128 gols em 627 partidas ao longo de sua carreira.

melhores jogadores de futebol dos anos 50, Luis Suárez Miramontes
8. Luis Suárez Miramontes

7. Raymond Kopa

O pequeno Napoleão é reconhecido como um dos melhores jogadores europeus da história e um dos cinco franceses vencedores da Bola de Ouro. Isso aconteceu quando ele se consagrou com o prêmio em 1958, após conquistar a Liga dos Campeões da UEFA e a Liga espanhola na mesma temporada.

Kopa passou a maior parte de sua carreira no Stade de Reims, clube onde marcou 98 gols em 468 partidas. Embora tenha passado seus melhores anos no Real Madrid, vencendo três Ligas dos Campeões consecutivas e duas Ligas da Espanha seguidas. Além disso, o francês marcou 30 gols em 103 partidas.

O atacante fez parte de uma das melhores gerações do time madrilenho, ao lado de Alfredo Di Stefano, Enrique Mateos, Paco Gento, Joseíto e Ferenc Puskás.

melhores jogadores de futebol dos anos 50, raymond kopa
7. Raymond Kopa

6. Lev Yashin

Na sexta posição, temos um goleiro, nada menos que o russo Lev Yashin. A “Aranha Negra” é considerada amplamente o melhor goleiro da história do futebol e o único a conquistar a Bola de Ouro.

Pode-se dizer que Yashin revolucionou a posição de goleiro, sendo o primeiro a comandar seus defensores e sair para cortar os lances como se fosse mais um defensor. Além disso, foi o primeiro goleiro a usar luvas, joelheiras e o boné que o caracterizou ao longo da história.

A Pantera Negra não jogou em nenhum grande clube na Europa. No entanto, isso não foi necessário para que ele demonstrasse sua qualidade e segurança entre as traves.

De fato, com o Dinamo de Moscou, ele conquistou cinco Ligas Soviéticas e três Copas da União Soviética. Enquanto com a seleção da União Soviética, conquistou a Eurocopa de 1960 e um Ouro Olímpico em 1956.

os melhores jogadores de futebol dos anos 50, lev yashin

6. Lev Yashin

5. Bobby Charlton

Dentro deste top, não poderia ficar de fora uma das maiores lendas do Manchester United e da Seleção Inglesa. Trata-se de Bobby Charlton, um dos maiores jogadores do século XX e vencedor da Bola de Ouro em 1966.

Bobby Charlton tinha um faro de gol desenvolvido, resistência, forma física e um potente chute de longa distância, o que o tornou um dos maiores artilheiros da história do futebol.

Robert é o segundo maior artilheiro da história do Manchester United, com 249 gols em 75 jogos, e é considerado o melhor jogador de futebol inglês de todos os tempos.

O currículo do nascido em Ashington inclui: uma Copa do Mundo, três Premier Leagues, uma Liga dos Campeões, duas FA Cups e duas Supercopas da Inglaterra. Sua morte ocorreu em 21 de outubro de 2023.

melhores jogadores de futebol dos anos 50, bobby charlton
5. Bobby Charlton

4. Garrincha

Na década de 50, também surgiu o grande Mané Garrincha, considerado o melhor driblador da história do futebol, o melhor ponta direita da história e o oitavo melhor jogador do século XX.

Mais conhecido como o “Anjo das Pernas Tortas” devido a uma deformidade em suas pernas que ele soube aproveitar para confundir os defensores ao fintar e ir para o outro lado.

A “Alegria do Povo” também se destacava por sua criatividade, velocidade com a bola nos pés, potência de chute, precisão em cobranças de falta, entre outras habilidades. Tudo isso o ajudou a formar uma frente brutal ao lado do Rei Pelé, fundamental para as conquistas da Copa do Mundo de 1958 e 1962.

A nível de clubes, Garrincha jogou toda a sua carreira na América do Sul, principalmente no Botafogo. Embora tenha vestido também as cores de Corinthians, Atlético Junior, Flamengo e Olaria.

melhores jogadores de futebol dos anos 50, Garrincha
4. Garrincha

3. Ferenc Puskas

Ferenc Puskas conquistou três Copas da Europa com o Real Madrid, sendo uma das principais figuras da equipe. Na verdade, o húngaro marcou 19 gols em 15 jogos nas três edições em que foi campeão. E também dominou a Espanha com os merengues, conquistando cinco Ligas consecutivas.

Cañonicto Pum destacava-se pelo poderoso chute com a perna esquerda e sua incrível capacidade goleadora. Tudo isso levou o ex-jogador a ser considerado o maior artilheiro da primeira divisão do século XX pela Federação Internacional de História e Estatísticas de Futebol em 1995, além de ser o sexto melhor jogador do século.

No entanto, Puskas também brilhou na liga de seu país, vencendo cinco Ligas Húngaras com o Budapest Honvéd.

melhores jogadores de futebol dos anos 50, Frenec Puskas

3. Ferenc Puskas

2. Alfredo Di Stéfano

O segundo lugar é para o argentino Alfredo Di Stéfano, considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos. Além disso, é considerado pela FIFA como um dos quatro melhores jogadores do século XX, ao lado de ícones impressionantes como Pelé, Diego Maradona e Johan Cruyff.

La Saeta Rubia é o segundo jogador argentino com mais Bolas de Ouro na história, com dois, ficando apenas atrás de Lionel Messi. No entanto, supera Messi e qualquer outro jogador ao ser o único a possuir o Super Bola de Ouro, por ser considerado o melhor entre todos os vencedores da Bola de Ouro.

Para muitos, Alfredo Di Stéfano é o melhor jogador da história do Real Madrid, pois demonstrou seu melhor nível no clube branco. Aliás, o nascido em Buenos Aires é o quarto maior artilheiro da Casa Branca, com 308 gols em 396 aparições.

Apesar de não poder disputar a Copa do Mundo, ele é uma das maiores lendas do futebol, e seu currículo fala por si: cinco Ligas dos Campeões da UEFA, oito Ligas da Espanha, uma Copa do Rei, uma Copa América, uma Copa Intercontinental, três Ligas da Colômbia e duas Ligas da Argentina.

os melhores jogadores de futebol dos anos 50, alfredo di stefano
2. Alfredo Di Stefano

1. Pelé

A lista é liderada por O Rei Pelé. Nada mais, nada menos que o melhor jogador da história, ao lado de Lionel Messi, Diego Armando Maradona e Zinedine Zidane. No entanto, o brasileiro número 10 pode ter uma vantagem considerável sobre os outros por ser o único jogador a ganhar 3 Copas do Mundo.

São tantas as habilidades que o Rei possuía que é difícil mencioná-las todas: criação de jogo, chute, drible, velocidade, visão de jogo, entre outras. No entanto, o mais lembrado do atacante brasileiro foram seus 1279 gols em 1363 jogos.

Embora tenha tido uma atuação irreplicável na Seleção Brasileira, Pelé também se destacou em clubes. Na verdade, O Rei foi campeão da Copa Libertadores duas vezes, seis vezes campeão da Liga do Brasil e duas Copas Intercontinentais com o Santos. Enquanto nos Estados Unidos, conquistou uma North American Soccer League.

Edson Arantes do Nascimento não ganhou a Bola de Ouro durante sua carreira como jogador, porque anteriormente este prêmio não era concedido aos sul-americanos. No entanto, a FIFA não quis deixar passar despercebido o legado de Pelé e lhe concedeu uma Bola de Ouro Honorária em 2013.

melhores jogadores de futebol dos anos 50, Pelé
1. Pelé

Os 10 melhores jogadores da década de 1950

Jogador Posição País
Pelé Atacante Brasil
Alfredo Di Stéfano Atacante Argentina
Ferenc Puskas Atacante Hungria
Garrincha Atacante Brasil
Bobby Charlton Atacante Inglaterra
Lev Yashin Guarda-redes Rússia
Raymond Kopa Atacante França
Luis Suárez Miramontes Atacante Espanha
Paco Gento Atacante Espanha
Didí Médio Brasil

Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

tops

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 29 de Fevereiro 2024

KTO Sport

Bônus

R$ 200

EsportesdaSorte Sports

Bônus

R$ 300

BC.Game Sports

Bônus

R$ 1.080.948

Parimatch Sports

Bônus

R$ 500

Moonster Sport

Bônus

-

Starda Sports

Bônus

R$ 500

Legend Play Sports

Bônus

R$ 1.750

Roobet Sports

Bônus

R$ 80

Royalistplay Sports

Bônus

R$ 500

Leovegas Sport

Bônus

R$ 150

IZZI Sport

Bônus

R$ 500

Bet7k Sports

Bônus

R$ 7.000
Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > Uma geração imortal: descubra os 10 melhores jogadores dos anos 50