Os 10 maiores artilheiros da história do Campeonato Italiano – Serie A

Na cara do gol, foram incríveis. Conheça os 10 maiores artilheiros da história do Campeonato Italiano - Serie A.

Boa pontaria, precisão e um chute potente… A Serie A não tem escassez de jogadores que são decisivos na frente do gol. Aqui estão os 10 maiores artilheiros da história da Serie A.

Desde sua criação em 1898, o Campeonato Italiano reúne os melhores jogadores do mundo, mas apenas alguns sabem o que significa quebrar um recorde. Descubra com o Esporte e Mídia quem são os 10 maiores artilheiros da história da Serie A.

 

Os 10 maiores artilheiros do Campeonato Italiano – Serie A

10 – Giuseppe “Peppe” Signori

Máximos goleadores de la Serie A: #10 Giuseppe Signori
Maiores artilheiros da Serie A: #10 Giuseppe Signori

Mais conhecido como “Peppe”, ele nasceu em 17 de fevereiro de 1968 em Alzano Lombardo, Itália. Começou a trilhar seu caminho no futebol profissional com a Società Calcio Leffe, atual AlbinoLeffe, quando tinha 17 anos de idade.

Devido à sua qualidade e juventude, não demorou muito para que ele atraísse a atenção de outros clubes. Antes do final da temporada 1986/87, o Piacenza chegou a um acordo com o atacante. Entre 1987 e 1988, ele foi emprestado ao Trento e, após o período de empréstimo, retornou ao Piacenza por uma temporada.

Depois de se tornar uma das figuras mais proeminentes da Serie B, ele assinou com o Foggia e, em sua última temporada, jogou na Serie A pela primeira vez. “Peppe” provou estar à altura do desafio do campeonato, marcando 11 gols em 32 partidas. Seu próximo destino foi a Lazio, com a qual foi afiliado por seis temporadas.

A Sampdoria o recebeu de volta em 1988, mas naquele mesmo ano ele aceitou uma proposta do Bologna, onde acabou ficando por mais seis temporadas. Com o Bologna, ele marcou seu 189º gol no Calcio e agora é o décimo maior artilheiro da liga italiana.

Depois de uma breve passagem pelo Iraklis, da Grécia, e pelo Sopron, da Hungria, ele deixou o campo de jogo em 2006.

9 – Kurt Hamrin

Máximos goleadores de la Serie A: #9 Kurt Hamrin
Maiores artilheiros da Serie A: #9 Kurt Hamrin

O ex-jogador de futebol sueco fez sua estreia profissional no AIK Stockholm, no qual ingressou na temporada 1952/53. Depois de duas temporadas, mudou-se para a Itália para jogar na Juventus e disputou 23 partidas durante a única temporada em que dividiu o vestiário com o time de Turim.

O Calcio Padova o comprou em 1957 e, no ano seguinte, ele aceitou um novo desafio na Fiorentina. Ele permaneceu no Purple até 1967 e marcou 150 gols em 289 partidas. O Milan ficou com seus serviços por duas temporadas e, em seguida, o Napoli o contratou.

O IFK Stockholm, em seu país natal, o recebeu em 1972 e foi o último clube a desfrutar de seus dribles e finalizações.

8 – Ciro Immobile

#8 Ciro Immobile
Maiores artilheiros da Serie A: #8 Ciro Immobile

O único jogador da lista que ainda está em atividade, ele começou sua carreira profissional na Juventus, onde fez sua estreia no Calcio aos 19 anos de idade.

Em julho de 2010, a Juve o emprestou ao Siena e, um ano depois, ao Grosseto, onde permaneceu por apenas seis meses. Em 17 de agosto de 2011, ele foi emprestado novamente, mas desta vez para o Delfino Pescara.

Depois de suas repetidas idas e vindas ao clube das Zebras, o Genoa adquiriu seus serviços permanentes em 18 de junho de 2012. Em 2013, ele aceitou a oferta do Torino e jogou mais uma temporada. Suas boas atuações abriram as portas para a Alemanha e, em 2 de junho de 2014, sua transferência para o Borussia Dortmund foi oficializada.

Como uma espécie de repetição da história, ele jogou apenas uma temporada com o Dortmund e assinou com o Sevilla em 2015. Em 2015, ele retornou ao Torino por empréstimo e depois encontrou seu lugar na Lazio. Ele assinou um contrato com as Águias em 2017 e atualmente permanece com elas.

O recém-nomeado capitão da equipe nacional italiana tem 195 gols na Serie A em 308 partidas.

7. Roberto Baggio

Máximos goleadores de la Serie A: #7 Roberto Baggio
Maiores artilheiros da Serie A: #7 Roberto Baggio

Classificado como um dos maiores jogadores do século XX, o “Divino” nasceu em 18 de fevereiro de 1967 em Vicenza, Itália.

Ao longo de sua carreira, ele jogou em sete clubes italianos. Vicenza, Fiorentina, Juventus, AC Milan, Bologna, Inter de Milão e Brescia contaram com os serviços do jogador de 1982 a 2004, quando ele se aposentou.

Baggio conquistou 2 títulos da Serie A, 1 Coppa Italia e 1 Liga Europa e, graças aos seus 205 gols no campeonato italiano, está em sétimo lugar na tabela de artilheiros.

Ele também é um dos dois únicos jogadores da seleção italiana, junto com Paolo Rossi, a ter jogado e marcado gols em três Copas do Mundo.

6 – Antonio Di Natale

#6 Antonio Di Natale
Maiores artilheiros da Serie A: #6 Antonio Di Natale

O jogador da seleção italiana nasceu em 13 de outubro de 1977 em Nápoles. Começou a treinar nas categorias de base do Empoli e ganhou experiência no Boca Pietri, Carpi, Varese e Viareggio.

Ele voltou a se destacar no Empoli em 1999, quando foi incluído no time principal. No entanto, após o rebaixamento em 2004, foi dispensado em busca de melhores oportunidades. A Udinese se tornou a nova casa do atacante napolitano.

Em 5 de fevereiro de 2011, ele deixou sua marca na história da Udinese ao marcar seu 100º gol com a camisa preta e branca. Além de ser o artilheiro da Udinese, ele é o sexto maior artilheiro do Calcio, com 214 gols.

5 – José “Mazzola” Altafini

Máximos goleadores de la Serie A: #5 José Altafini
Maiores artilheiros da Serie A: #5 José Altafini

Nascido em Piracicaba, Brasil, “Mazzola” deu seus primeiros passos no Calcio em 1958 com o Milan. Ele jogou sua primeira partida pelos rubro-negros em 21 de setembro do mesmo ano e marcou seu primeiro gol na liga em 5 de outubro, em uma vitória contra o Bari.

Após sete temporadas no Milan, ele decidiu se transferir para o Napoli. Com os Blues, ele venceu a Copa Alpina em 1966 e, em 1972, chegou a um acordo com a Juventus. Ele permaneceu no time das Zebras até 1976 e depois se transferiu para a Liga Suíça.

Aos 42 anos, ele pendurou as roupas e atualmente é o quinto maior artilheiro de todos os tempos do Campeonato Italiano, com 216 gols. O campeão brasileiro da Copa do Mundo também se aventurou na televisão italiana e se estabeleceu como comentarista de futebol na Sky Italia.

4 – Giuseppe Meazza

#4 Giuseppe Meazza
Maiores artilheiros da Serie A: #4 Giuseppe Meazza

O bicampeão mundial começou a demonstrar sua paixão pelo futebol ainda muito jovem, mas foi só aos 12 anos que sua família concordou em deixá-lo entrar para um time.

Dois anos depois de entrar para o Gloria FC, o atacante de Porta Vittoria tentou entrar para o time juvenil do Milan. Inicialmente, o clube rubro-negro o dispensou por causa de sua magreza, então a Inter de Milão aproveitou a situação e o contratou.

Ele estreou pela Inter em 12 de setembro de 1927, na Primeira Divisão, em uma partida da Coppa Volta, e marcou dois gols. Em seu primeiro ano como jogador do Black-and-Black, ele se destacou por sua capacidade de controlar a bola e marcou 11 gols em 33 jogos.

Em 1940, ele aceitou uma proposta do Milan e jogou por duas temporadas. Após sua passagem pelo Il Diavolo, jogou pela Juventus, AS Varese, Atalanta e retornou à Inter de Milão em 1946.

Ele se aposentou do futebol em 1947 para iniciar uma carreira como técnico.

3 – Gunnar Nordahl

Máximos goleadores de la Serie A: #3 Gunnar Nordahl
Maiores artilheiros da Serie A: #3 Gunnar Nordahl

O atacante sueco nasceu em 19 de outubro de 1921 na província de Västerbotten. Ele desembarcou em solo italiano em 22 de janeiro de 1949 para se juntar ao Milan.

No Milan, ele se estabeleceu como uma figura de classe mundial e, junto com Gunnar Gren e Nils Liedholm, formou o famoso trio Gre-No-Li. Depois de jogar pelo Milan, ele se transferiu para a Roma, onde jogou por duas temporadas antes de anunciar sua aposentadoria em 1958.

O Bombardeiro de Gol é o terceiro maior artilheiro da Serie A, com 225 gols, e o maior artilheiro de todos os tempos do Milan, com 221.

2 – Francesco Totti

#2 Francesco Totti
Maiores artilheiros da Serie A: #2 Francesco Totti

Um dos maiores nomes do esporte italiano deu seus primeiros passos no futebol aos sete anos de idade no Fortitudo Luditor. Depois de completar seu treinamento com Smit Trastevere e Lodigiani, ele se juntou à Roma em 1989. Fez sua estreia no time principal dos Lobos em 1993.

O primeiro gol do jogador nascido em Roma no Calcio foi marcado em 4 de setembro de 1994. O empate de 1 x 1 da Roma contra o Foggia foi o cenário da estreia de Totti na rede, e ele marcou 250 gols em sua carreira, tornando-se uma lenda.

Conhecido como o “Oitavo Rei de Roma”, ele pendurou as chuteiras em 17 de julho de 2017, após 30 anos vestindo a camisa da Roma.

1 – Silvio Piola

Máximos goleadores de la Serie A: #1 Silvio Piola
Maiores artilheiros da Serie A: #1 Silvio Piola

O atual artilheiro da Serie A nasceu em 29 de setembro de 1913 em Robbio, Itália. Ele estreou na primeira divisão italiana com o Pro Vercelli com apenas 17 anos e marcou 13 gols somente na primeira temporada.

O jovem promissor logo se tornou um astro e, entre os times em que jogou, estavam o Pro Vercelli, Lazio, Torino, Juventus e Novara Calcio.

Em 1938, seu nome ficou gravado na história de seu país quando ele realizou um dos maiores feitos pela equipe nacional da Azzurra. A Itália se tornou o primeiro país a vencer duas Copas do Mundo depois de derrotar a Hungria por 4 a 2. Naquela ocasião, Piola não apenas disputou sua primeira Copa do Mundo, mas também marcou dois gols na final.

Lista dos 10 maiores artilheiros do Campeonato Italiano – Serie A

Artilheiros: Gols: Partidas:
Silvio Piola 274 537
Francesco Totti 250 618
Gunnar Nordahl 225 291
Giuseppe Meazza 216 367
José Altafini 216 456
Antonio Di Natale 209 445
Roberto Baggio 205 452
Ciro Immobile 195 308
Kurt Hamrin 190 400
Giuseppe Signori 189 344

Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

tops

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 21 de Fevereiro 2024

Legend Play Sports

Bônus

R$ 1.750

Royalistplay Sports

Bônus

R$ 500

Leovegas Sport

Bônus

R$ 150
Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > Futebol Europeu > Itália > Serie A Itália > Os 10 maiores artilheiros da história do Campeonato Italiano – Serie A