Noite de gala para o Manchester City na entrega dos Prêmios The Best. Ederson foi agraciado com o prêmio de Melhor Goleiro após desempenhar um papel crucial na conquista do quíntuplo pelo clube inglês na temporada de 2023.
O goleiro brasileiro superou nas votações o goleiro belga do Real Madrid, Thibaut Courtois, e o goleiro marroquino do Al-Hilal da Arábia Saudita, Yassine Bono. Ao receber o prêmio, o goleiro de 30 anos expressou sua gratidão “a Deus por suas bênçãos” e à sua família, assim como a todos no City.
“Tenho trabalhado muito e com muita dedicação para alcançar muitos feitos, e estou feliz”, acrescentou o ex-jogador do Benfica.
UMA TRAJETÓRIA DE CAMPEÃO
Ederson contribuiu significativamente para a conquista da Champions League, da Premier League, da FA Cup, da Supercopa da Europa e do Mundial de Clubes. O goleiro da Seleção Brasileira não foi incluído no time ideal da FIFA. Em seu lugar, Courtois foi escolhido.
Além disso, este prêmio é o primeiro em nível individual para o jogador formado nas categorias de base do São Paulo e o segundo para o Brasil. Em 2019, Alisson Becker o conquistou após uma brilhante campanha com o Liverpool.
POR QUE EDERSON NÃO FICOU DO TIME IDEAL DA FIFA?
A razão pela qual Ederson não fez parte do time ideal da FIFA reside nas disparidades nos sistemas de votação.
Enquanto mais de 26.000 jogadores afiliados à FIFPRO votam no time do ano, na categoria de melhor goleiro, são os treinadores, capitães e veículos de mídia oficiais de cada país que emitem seus votos.
O time ideal da FIFA foi composto da seguinte forma:
- No gol: Thibaut Courtois (Real Madrid).
- Na defesa: Ruben Dias, John Stones e Kyle Walker (Manchester City).
- No meio-campo: Jude Bellingham (Real Madrid), Kevin De Bruyne e Bernardo Silva (Manchester City).
- No ataque: Erling Haaland (Manchester City), Kylian Mbappé (PSG), Lionel Messi (Inter Miami) e Vinícius Jr (Real Madrid).
De qualquer forma, Ederson superou Courtois por três pontos na contagem geral.
TODOS OS VENCEDORES DO PRÊMIO THE BEST DE MELHOR GOLEIRO
- 2017: Gianluigi Buffon (Itália)
- 2018: Thibaut Courtois (Bélgica)
- 2019: Alisson Becker (Brasil)
- 2020: Manuel Neuer (Alemanha)
- 2021: Édouard Mendy (Senegal)
- 2022: Emiliano Martínez (Argentina)
- 2023: Ederson (Brasil)
Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):
Tweets by ESPNBrasilSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 15 de Junho 2025
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.