Brasil e Espanha contra o racismo: seleções marcam amistoso

A Espanha enfrentará o Brasil em amistoso no Santiago Bernabéu em 26 de março, com ênfase na luta contra o racismo. A partida surge após incidente de discriminação a Vinicius Jr. e marca a primeira partida das seleções desde a final da Copa das Confederações de 2013.

A Seleção Brasileira já tem seu primeiro desafio de 2024. Informação foi confirmada nesta segunda-feira, 15 de janeiro, com a data e hora em que Espanha e Brasil se enfretarão em um amistoso de preparação para a Eurocopa e a Copa América, respectivamente. O motivo pode estar relacionado a Vinicius.

Este compromisso acontecerá na terça-feira, 26 de março, no Estádio Santiago Bernabéu, às 21h00, horário de Madrid. Além disso, terá um componente interessante, pois será jogado sob um lema importante que buscará lutar por uma causa comum: o racismo.

“Sob a mesma pele” será o ponto de partida para unir o apoio aos jogadores que sofrem violência ou discriminação por causa de sua cor de pele.

NEGOCIAÇÕES ARRASTADAS

Por outro lado, significará a primeira concentração do técnico nacional Luis de la Fuente. 2024 será um ano marcante para as intenções da equipe. No entanto, esta confirmação é resultado de meses de negociações.

Em 5 de junho de 2023, a CBF e a RFEF anunciaram em comunicado conjunto o acordo para realizar um jogo entre as duas seleções campeãs do mundo. No entanto, ainda faltava definir o local, a data e a hora, aspectos nos quais chegaram a um meio-termo.

EPISÓDIOS DE RACISMO CONTRA VINI JR. NA ESPANHA

Tudo aconteceu após o episódio de insultos que Vinicius Jr. enfrentou em sua visita ao Estádio Mestalla para enfrentar o Valencia pela Liga da Espanha. Dessa forma, eles tentam conscientizar a comunidade futebolística a deixar para trás essas posturas discriminatórias em um ambiente de diversão.

Isso ocorre porque são duas seleções de alto nível e têm muito em comum. Há uma importante legião de jogadores da Canarinho no futebol ibérico, como Vinicius ou Rodrygo. Além disso, o amistoso ocorre após a confirmação de Dorival Júnior como novo treinador da Seleção Brasileira, após a demissão de Fernando Diniz como técnico interino.

Por outro lado, representa a primeira vez que se enfrentam desde a final da extinta Copa das Confederações disputada no Brasil em 2013, como preparação para a Copa do Mundo do ano seguinte. Naquele duelo, os sul-americanos saíram vitoriosos.

UM POUCO DE HISTÓRIA: QUEM VENCEU MAIS?

La Roja enfrenta o Brasil pela décima vez. Nos nove jogos anteriores, a Espanha conquistou apenas duas vitórias e dois empates, além das cinco vitórias da pentacampeã mundial.  A primeira vez que se enfrentaram foi na Copa do Mundo de 1934, na Itália, quando os europeus venceram por 3 a 1, com o lendário goleiro Ricardo Zamora nas oitavas de final do torneio.

Depois se enfrentaram novamente na Copa do Mundo de 1950, quando a Canarinho obteve sua vingança com uma goleada de 6 a 1 no Estádio do Maracanã, com 152 mil pessoas. Este encontro ocorreu na segunda rodada da extinta fase final, antes do famoso Maracanazo contra o Uruguai.

O próximo confronto foi na Copa do Mundo de 1962, quando o Brasil venceu novamente, desta vez por 2 a 1, revertendo o gol de Abelardo Rodríguez com o duplo de Amarildo nos últimos 15 minutos de jogo.

BRASIL DOMINANTE NO CONFRONTO DIRETO COM A ESPANHA

Na Argentina, em 1978, ocorreu o primeiro empate sem gols entre as duas seleções. Depois, se enfrentaram em um amistoso em 1981, que terminou 0 a 1 a favor dos sul-americanos. Posteriormente, o último jogo em uma Copa do Mundo foi no México em 1986. Naquela ocasião, o Brasil venceu por 1 a 0 com um gol de Sócrates na fase de grupos.

Na década de 90, disputaram dois amistosos. O primeiro em 1990, quando a Espanha conquistou sua segunda e última vitória com um placar de 3 a 0. Depois, em 1999, ocorreu o segundo empate entre ambos, que terminou sem gols.

Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

notícias

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > Futebol de Seleções > Brasil e Espanha contra o racismo: seleções marcam amistoso