CBF recorre ao STJ para reverter decisão de afastamento de Ednaldo Rodrigues

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para reverter a destituição de Ednaldo Rodrigues da presidência, após a anulação de sua eleição pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A defesa alega riscos para o futebol brasileiro e possível suspensão de participação em competições internacionais. O STJ, historicamente, rejeitou recursos similares, e a situação aponta para um futuro incerto para o futebol brasileiro.

Nesta segunda-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu entrada a um recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), buscando reverter a decisão que destituiu Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade esportiva. O ex-presidente entrou com o recurso após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro anular a eleição que o colocou no cargo na última semana.

Defesa alega riscos para o futebol brasileiro

A defesa de Ednaldo Rodrigues sustenta que a decisão judicial coloca em xeque a « organização do futebol e sua cadeia econômica ». Além disso, alerta para o risco de suspensão da entidade, o que impediria a participação da seleção e dos clubes brasileiros em competições internacionais.

O afastamento do presidente da CBF ocorreu em decorrência da anulação de assembleias que elegeram o dirigente. A Justiça designou José Perdiz, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), como interventor até a realização de novas eleições.

CBF STJ Ednaldo Rodrigues

Possíveis sanções

Os advogados da CBF solicitam a suspensão da liminar emitida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, argumentando que a anulação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi feita « de ofício », sem provocação judicial. A defesa alega que a intervenção judicial na CBF viola preceitos jurídicos fundamentais do desporto nacional.

Vale assinalar que o STJ já rejeitou recursos semelhantes em outras ocasiões. A despeito disso, a defesa da CBF argumenta que a situação envolvendo a entidade máxima do futebol brasileiro tem interesse público, pois a FIFA pode impor sanções que teriam « efeito desastroso ao futebol profissional do país ».

Futuro sombrio

O Superior Tribunal de Justiça, presidido pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, rejeitou recursos similares em nove ocasiões, ressaltando a natureza privada da CBF. Caso o STJ não aceite o recurso, a defesa de Ednaldo Rodrigues solicita que ele permaneça na função para convocar um novo pleito no prazo de 30 dias.

A CBF, por sua vez, afirma estar sob pressão da FIFA, que ameaça impor sanções prejudiciais ao futebol profissional brasileiro, incluindo a possibilidade de impedir a participação das seleções masculina e feminina em competições internacionais. O que quer que aconteça, de uma coisa sabemos: com Ednaldo ou sem Ednaldo, o futebol brasileiro, sob comando da CBF, parece ter um futuro sombrio.

Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 12 de Dezembro 2025

Cloudflare rayID 9ac95c76aa169c4c

dcKey a428c860219c2a36f4161b17cd5f0811

Laisser un commentaire

Você está aqui: Início > Futebol > Futebol Brasileiro > CBF recorre ao STJ para reverter decisão de afastamento de Ednaldo Rodrigues