Você sabe quem são os 10 melhores jogadores africanos da história?

Publicado :

África tem sido um dos maiores celeiros do futebol mundial. Leia aqui sobre os 10 jogadores mais emblemáticos do continente.

Quer conhecer ? Se liga nesta lista com os maiores jogadores africanos da história.

O futebol africano produziu grandes lendas, que continuam a marcar a história do jogo bonito. Desde estrelas que fizeram história em Copas do Mundo até atacantes que deixaram sua marca na Europa, em nível de clubes. Eis o nosso top dos melhores futebolistas africanos até o momento.

Top 10 dos melhores jogadores africanos

10 – Nwankwo Kanu

nwanko kanu

 

Ganhou destaque no Japão em 93, quando, com a equipe sub-17 da Nigéria, marcou 5 gols que ajudaram a equipe a vencer a Copa do Mundo. Assinou com o Ajax, onde conquistou uma Liga dos Campeões, depois foi para o Inter e ganhou uma Taça UEFA, e mais tarde jogou no Arsenal e em outros clubes ingleses.

Seu currículo em equipes, seleções e prêmios individuais é extenso. Embora um problema cardíaco tenha quase encerrado sua carreira, após um ano sem jogar, ele se recuperou e continuou a competir.

9 – Riyad Mahrez

Riyad Mahrez

 

Em 2015, tornou-se o primeiro argelino a marcar um Hat-Trick na Premier League e, no mesmo período, conquistou o prêmio de Jogador do Ano da temporada. Também foi peça fundamental para a impressionante e memorável vitória do Leicester City no campeonato.

Como jogador do Manchester City, acumulou títulos: Uma Liga dos Campeões, 4 Premier League, Taças de Inglaterra, Taças da Liga, Community Shield. Em 2019, no entanto, ele foi peça fundamental na conquista da segunda Copa do Mundo pela Argélia na Taça das Nações Africanas.

8 – Yaya Touré

Yaya Touré

 

Nomeado o melhor futebolista africano durante quatro anos consecutivos. Sua carreira europeia começou na Bélgica e passou pela Ucrânia, Grécia e Mônaco antes de chegar ao Barcelona, onde conquistou uma Liga dos Campeões e tornou-se peça-chave no Barça de Guardiola.

Depois de deixar o clube catalão, jogou no Manchester City e no Olympiacos antes de encerrar sua carreira na China. É considerado não apenas um dos melhores jogadores africanos da história, mas também um dos melhores meio-campistas defensivos.

7 – Sadio Mané

Sadio Mané

 

Com o Liverpool, conquistou tudo: Liga dos Campeões, Premier League, Taça de Inglaterra, Taça da Liga, Supertaça da UEFA e Campeonato do Mundo de Clubes. Com o Senegal, sagrou-se campeão da Taça das Nações Africanas, sendo o primeiro da história de seu país e o melhor jogador do torneio.

Além do aspecto esportivo, o jogador é uma referência para seu país devido ao orgulho em suas raízes e ao seu comprometimento e investimento no desenvolvimento de sua nação.

6 – Abédi Pelé

melhores jogadores africanos de futebol, abedi pelé

 

Conhecido como o Pelé africano, jogou no Olympique de Marseille, onde foi fundamental para a conquista da Taça dos Campeões Europeus em 1993. Ao mesmo tempo, recebeu vários prêmios individuais, incluindo a Bola de Ouro Africana três vezes. A potência de seu chute e sua visão para atingir o gol eram seus principais pontos fortes. Em 2001, o governo do Gana o nomeou o melhor atleta de todos os tempos do Gana.

5 – Didier Drogba

melhores jogadores de futebol africanos, didier drogba

 

Sua importância para seu país foi além do esporte, sendo reconhecido pelos africanos como uma figura de destaque ao apelar por um cessar-fogo para acabar com a guerra civil na Costa do Marfim.

Líder nato, jogou em vários clubes, como o Olympique de Marseille e o Chelsea, onde passou a maior parte de sua carreira e viveu seus melhores momentos, como aquele gol nos minutos finais da final da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique.

4 – Roger Milla

melhores jogadores de futebol africanos, roger mila

 

Toda a sua carreira na Europa foi feita na França, onde ganhou uma Taça da França com o Mônaco e outra com o Bastia. Dessa forma, abriu caminho para muitos outros jogadores africanos.

Aposentou-se em 1989, mas nos anos 90 foi convocado pela sua seleção nacional. E no segundo jogo da Copa do Mundo na Itália, em 1990, marcou dois gols contra a Romênia, comemorando com uma dança em frente à bandeira de escanteio, marcando um ponto de virada nas comemorações dos gols.

3 – Mohamed Salah

melhores jogadores de futebol africanos, mohamed salah

 

O egípcio é um homem de elogios. Em 2017, foi nomeado Futebolista Africano do Ano e Futebolista Africano do Ano da BBC. Ganhou dois prêmios de Jogador do Ano da PFA, dois prêmios FWA de Futebolista do Ano e um prêmio de Jogador do Ano da Premier League.

Sua proeza goleadora mantém-no em terceiro lugar na lista dos melhores artilheiros do Liverpool, com a melhor média de gols por jogo (0,61), tendo conquistado três Chuteiras de Ouro da Premier League.

2 – George Weah

melhores jogadores de futebol africanos, george weah

 

Para muitos, ele é o maior africano de todos os tempos, principalmente porque é o o único a ter vencido uma Bola de Ouro. Jogou no Milan em 1995, substituindo um certo Marcos Van Basten. Jogou também no Mônaco, PSG, Chelsea, Manchester City e Olympique de Marselha.

A FIFA o reconheceu como o melhor jogador africano do século XX. Alguns acreditam que se tivesse nascido noutro país, e não num país tão pequeno como a Libéria, o seu legado seria ainda maior.

1 – Samuel Eto’o

melhores futebolistas africanos , samuel etoo

 

Após cinco temporadas no Mallorca, transferiu-se para o Barça e fez parte da primeira equipe de Pep Guardiola no Barcelona. Isso, apesar do treinador ter dito inicialmente que não contava com ele. No entanto, isso não o impediu de se destacar ao formar um tridente fatal com Ronaldinho e um emergente Lionel Messi.

Foi eleito Futebolista Africano do Ano em 2003, 2004, 2005 e 2010, é o artilheiro máximo dos Camarões e atualmente é o presidente da sua federação.

Estatísticas Top-10 melhores jogadores africanos da história

Nome do jogador Estatísticas
Nwankwo Kanu
Realizou 516 partidas em competições de prestígio, como a Premier League, a Eredivisie e a Liga dos Campeões. Marcou 109 gols e concedeu 64 assistências.
Riyad Mahrez

Identificado como jogador e criador de jogadas, acumula 144 gols e 111 assistências em 527 jogos.

Yaya Touré Soma 103 gols e 70 assistências em 626 partidas. Números impressionantes para um meio-campista defensivo.
Sadio Mané Ainda em atividade, seus números estão no segundo patamar, com 213 gols e quase uma centena de assistências, totalizando 85. Além disso, é o segundo melhor artilheiro da liga inglesa.
Abédi Pelé Desenvolveu-se naturalmente como criador de jogadas, mas isso não o impediu de contribuir com 157 gols e 69 assistências.
Didier Drogba O costa-marfinense é um dos atacantes mais letais da história do continente, tendo marcado 302 gols e contribuído com 127 assistências.
Roger Milla Não é por acaso que é o goleador mais velho da história da Copa do Mundo, com 42 anos. Marcou impressionantes 665 gols em 716 jogos.
Mohamed Salah É o principal artilheiro africano da Premier League, com 120 gols, e aos 31 anos, seria de esperar que atingisse a marca dos 300, com 273 gols marcados.
George Weah Após 528 jogos, marcou 268 gols, com uma média agradável de 0,51. Também detinha o recorde de artilheiro africano na Serie A até ser ultrapassado por Victor Osimhen em maio de 2023.
Samuel Eto’o É o jogador da lista com mais gols e assistências no futebol estrangeiro, somando 364 gols e 118 assistências.

Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

tops

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 19 de Junho 2024

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > Futebol de Seleções > Você sabe quem são os 10 melhores jogadores africanos da história?