A luta principal do UFC 295, ocorrida na madrugada do último sábado (11/11), não poderia ter terminado melhor para os brasileiros. Em um confronto muito esperado, Alex Poatan conquistou o cinturão dos meio-pesados com um nocaute no segundo round no ex-campeão Jiri Prochazca.
Com essa vitória, o brasileiro ingressou no seleto grupo dos duplos-campeões do UFC e, de quebra, bateu um recorde da organização ao conquistar cinturões em duas divisões de peso diferentes em apenas sete lutas no evento, um feito inédito.
Porém, não foi apenas a ótima performance do brasileiro que chamou atenção, mas também sua declaração na entrevista pós-luta. Ainda dentro do octógono, Poatan fez um desafio inesperado ao seu rival de longa data, Adesanya, ex-campeão dos pesos-médios.
“Nunca sou de chamar ninguém, mas queria uma luta que é interessante para mim e tenho certeza que vai ser para todo mundo. É uma pessoa que foi muito importante pra mim. Alguém que de alguma forma me incentivou quando eu tava no bar bebendo. Em um vídeo, ele falou que eu ia ficar pra sempre no bar bebendo. Esse cara também falou recentemente que vai voltar só em 2027. Da forma que ele me resgatou, quero resgatar esse cara. Ele é um talento, não pode ficar esse tempo todo parado. É o Adesanya”, disse o brasileiro.
“Vem pro papai”
É importante pontuar que, após perder sua última luta para Stricland, o lutador nigeriano anunciou o afastamento dos octógonos para se reestabelecer. Adesanya e Poatan tem um longo histórico de rivalidade. Antes mesmo de ingressarem no UFC, o lutadores se encontraram duas vezes nos ringues do Glory, maior evento de luta em pé do mundo. Nas duas, Poatan saiu com a vitória.
Depois do nigeriano migrar para o MMA e se tornar campeão do UFC, Poatan seguiu seus passos e conseguiu enfrentá-lo mais duas vezes. Na primeira luta, o brasileiro venceu com um nocaute e na segunda, foi nocauteado por The Last Style Bender. Logo, contando as duas modalidades, o placar total do confronto entre eles está 3 x 1 pro brasileiro. Por isso, ainda no octógono, Poatan se autointitulou “pai” do Adesanya.
“Quero que ele volte e lute. Sei que não quero fazer como ele fez comigo, que me fez lutar três vezes para lutar com ele nos pesos-médios. Sei que é um cara com que tenho muita história e quero que essa luta aconteça. Hey, Adesanya, ‘come to daddy’ (Ei, Adesanya, vem para o papai)”, provocou.
Resposta de Adesanya: “Supera!”
O nigeriano, que havia anunciado uma pausa da carreira, respondeu ao desafio do brasileiro. Porém, não respondeu com um vídeo e sim com um meme. Na postagem que fez em suas redes sociais, se vê uma montagem da foto de Poatan estirado no chão do octógono do UFC logo após ser nocauteado por Adesanya com a peruca do Frozen, desenho animado da Disney.
Na própria imagem, está escrito “lol Rent free. I sleep good”, que significa “Aluguel grátis. Durmo tranquilo”. Ainda em referência à animação Frozen, que Adesanya adora usar como referência, Adesanya escreveu “Let it gooooo”, que, em tradução livre, pode ser vertido para “Supera”. Ou seja, parece que Adesanya correu do desafio…
Fique por dentro de tudo sobre o UFC na conta oficial do torneio no X (antigo Twitter):
Tweets by UFCBrasilSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 03 de Dezembro 2024
Mateus Taz sempre sonhou em ser jogador, mas descobriu no Jornalismo Desportivo seu grande dom. Tem 40 anos, pai de família e já correu na Maratona São Silvestre. Estudou produção cultural na Universidade Federal da Bahia e colabora em um projeto de Letramento para crianças carentes da periferia de Salvador. É fã do Bahia, mas gosta mesmo é de acompanhar os jogos das Ligas Internacionais. Erling Haaland, o Terminator, é seu ídolo.