A Liga Deportiva Universitaria de Quito (LDU) assegurou sua vaga na final da Copa Sul-Americana pela terceira vez em sua história. Paolo Guerrero, atacante da equipe equatoriana, conversou com os jornalistas após o jogo de volta contra o Defensa y Justicia.
“É um objetivo de todo o grupo, graças a Deus conseguimos chegar à final após enfrentar um adversário duro como o Defensa. Tivemos confrontos difíceis, contra Ñublense, São Paulo… Acredito que merecidamente chegamos à final”, começou o atacante.
A Trajetória da Liga Deportiva Universitaria
Os Albos terminaram em primeiro lugar no Grupo A, invictos, com três vitórias e três empates. Marcaram dez gols e sofreram apenas dois. Na fase de mata-mata, eliminaram o Atlético Ñublense nas oitavas de final, depois o São Paulo nas quartas e, por último, o Defensa y Justicia nas semifinais. Agora, enfrentarão o Fortaleza na final.
Apesar de o jogo de volta ter sido acirrado, os equatorianos definiram a série em seu estádio, vencendo por 3 a 0. Chegaram a Buenos Aires com a tranquilidade de levar a vantagem para alcançar o objetivo de chegar à partida decisiva. Esse aspeto, Paolo reconheceu:
“Em casa, conseguimos garantir um resultado favorável para nós e hoje pudemos fazer uma partida muito tranquila, com muita calma, controlando o tempo. Sabíamos que o Defensa ia buscar o gol desde o primeiro minuto e o jogo seria assim”, continuou Guerrero.
A declaração do peruano aconteceu porque o Defensa y Justicia de partiu para o ataque. No primeiro tempo, tiveram 56% de posse de bola com 13 chutes, sendo três deles em direção ao gol. Enquanto a LDU Quito não chutou para o gol do time argentino.
No segundo tempo, a situação não mudou, o Defensa continuou com mais intensidade. A posse de bola foi de 63%, com 22 chutes, mas apenas dois ao gol. A equipe de Quito teve cinco chutes e o mesmo número na direção do gol em relação ao seu adversário. Apesar desses números avassaladores, os Universitários não sofreram muitos ataques, jogando do jeito que queriam.
O Desempenho de Paolo Guerrero
O nível do atacante com a camisa da LDU Quito é muito alto. Desde sua chegada ao Equador, ele se mantém como titular e demonstra a liderança necessária. Além disso, terá a oportunidade de conquistar a Copa Sul-Americana pela primeira vez como jogador. Com o Corinthians, ele já conquistou a Recopa em 2013.
No jogo em questão, ele começou como titular e jogou 89 minutos, sendo substituído por José Angulo. Recebeu uma nota de 7,8 de acordo com o FotMob, sendo o terceiro jogador com melhor avaliação em sua equipe.
Ele se manteve muito ativo no ataque, buscando aproveitar as oportunidades dos Albos. Tanto é assim que teve dois chutes, com um deles acertando a trave. Também se associou no campo ofensivo e ajudou na defesa. Seus números no campo ofensivo foram:
- 19 passes precisos de 25, com uma precisão de 76%.
- Três oportunidades criadas.
- Uma grande oportunidade criada.
- Dois chutes, sendo um no alvo, com precisão de 50%.
- 41 toques no campo de ataque.
- Um drible bem-sucedido, com eficácia de 100%.
- Dois passes no terço final.
Na defesa, teve os seguintes números:
- Cinco desarmes.
- Cinco desarmes de cabeça.
- Cinco recuperações.
- Uma entrada bem-sucedida.
- Dois duelos terrestres vencidos, com eficácia de 100%.
- Quatro duelos aéreos vencidos em nove.
- Cometeu uma falta.
Acompanhe novidades sobre a Liga Deportiva Universitaria no X (antigo Twitter):
¡Esta es tu hinchada para siempre! 👏⚪️🔴
— LDU Oficial (@LDU_Oficial) October 5, 2023
¡Gracias por siempre acompañarnos y gracias a quienes apoyaron desde casa! 🫶#VamosLIGA #PorTuGente ❤️🔥#VaPorTiEcuador 🇪🇨 pic.twitter.com/3lHRRfo92q
Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 28 de Março 2025
Amanda Alvarez aprendeu com o seu pai todas as regras do futebol. Podia ser árbitra, se não tivesse escolhido o Jornalismo com ênfase em cobertura esportiva. Esteve nas Copas do Qatar e da Rússia, repercutindo o Mundial de Futebol para o público brasileiro. Torcedora do Santos, é súdita do Rei Pelé e Lucas Paquetá.