A vitória do Brasil sobre o Peru por 1 a 0, na noite desta terça-feira (12), em Lima, atraiu todos os olhares do futebol brasileiro. Se por um lado a data FIFA atrapalha o calendário das grandes competições locais, por outro a seleção recebe a atenção merecida. Sobretudo por manter 100% de aproveitamento nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A atuação da equipe, no entanto, tem gerado dúvidas entre os especialistas.
PVC com a boca no trombone
Em sua coluna no UOL Esporte, Paulo Vinícius Coelho, o PVC, afirmou que ainda é cedo para saber se o Brasil chegará ao Mundial em condição de ser campeão ou no mesmo nível dos últimos cinco mundiais, morrendo na praia:
“É cedo! Muito cedo, para saber se com Fernando Diniz o Brasil chegará à Copa dos Estados Unidos em condição de ser campeão ou no mesmo nível dos últimos cinco mundiais, para cair nas quartas de final […;] O time não foi sem graça. Jogou melhor, finalizou oito vezes, teve dois gols anulados, um deles depois de conferência do VAR por mais de seis minutos […]. A seleção não recebeu nenhuma finalização no alvo”,
PVC ainda completou fazendo uma analogia ao Fluminense:
“O Brasil se pareceu mais com o Fluminense do que na estreia, contra a Bolívia. Carregou mais jogadores para um lado só do campo, para criar jogadas, e fez assim sua superioridade contra os peruanos. Sem brilho, mas, como manda a tradição, ganhou na casa da seleção peruana”, concluiu.

Ana Thaís sem papas
Ana Thaís Matos, do SporTV, também considerou negativa a atuação da seleção, classificando como “ruim” o desempenho dos comandados por Fernando Diniz e ainda fez questão de destacar um nome:
“Jogo ruim do Brasil. Bruno Guimarães sozinho não faz verão “
Começou Ana, revelando que, apesar do jogador apresentar boas jogadas, depende de uma performance coletiva para conseguir ser efetivamente bom. Mais adiante, sobre Neymar, a jornalista afirmou:
“Eu acho que o Diniz tem uma relação menos patriarcal com o jogador. Ele tem uma cobrança mais de homem com homem, no sentido profissional. Não é o ‘Garoto Ney’, é o jogador Neymar que vai trabalhar com o Diniz”, declarou durante o programa Seleção SporTV.
Brasil nas eliminatórias
Com a vitória sobre o Peru, o Brasil permanece na liderança das Eliminatórias, com 12 pontos em quatro jogos. A próxima partida da seleção será contra a Venezuela, no dia 12 de outubro.
A recém-iniciada fase de Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 tem sido bastante criticada por seu tamanho e pela falta de competitividade. Além disso, são as mais longas da história. Para a América do Sul estão prevista nada menos do que 9 partidas como mandantes e 9 como visitantes para cada uma das equipes participantes.
A Copa do Mundo de 2026 será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.
Acompanhe notícias do SporTV através do Twitter:
Tweets by sportvSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 08 de Maio 2026

Amanda Alvarez aprendeu com o seu pai todas as regras do futebol. Podia ser árbitra, se não tivesse escolhido o Jornalismo com ênfase em cobertura esportiva. Esteve nas Copas do Qatar e da Rússia, repercutindo o Mundial de Futebol para o público brasileiro. Torcedora do Santos, é súdita do Rei Pelé e Lucas Paquetá.
“Golaço-aço!!” A trajetória e o legado de Luciano do Valle no esporte brasileiro
Leandro Chaves conquista o Craque da Voz e é o novo narrador da Globo
Do jornalismo esportivo à política: A jornada e as polêmicas de Jorge Kajuru
Qual o melhor narrador de futebol do Brasil: Galvão Bueno ou Luciano do Valle?
Veja quem são os comentaristas esportivos mais admirados do Brasil





