Espectadores em fuga: SporTV dispara Ibope durante futebol feminino na TV aberta

Amanda Alvarez

Atualizado :

Durante o fim de semana de 17 e 18 de junho, o sinal fechado da SporTV viu seus números engordarem a ponto de liderar a audiência. Partidas de vôlei e de futebol alcançaram índices que passaram dos milhões. Coincidência ou não, na mesma faixa de horário era transmitido o Brasileirão Feminino, pela Rede Globo.

SporTV viu a sua audiência dos seus canais subirem vertiginosamente durante o último fim de semana, é o que diz o Kantar Ibope. O sábado, 17 de junho, foi animado: A partida da Liga das Nações de vôlei feminino, entre Brasil e Alemanha (vitória nossa por 3 sets a 1), deixou-os na liderança da audiência, alcançando a marca de 1.4 milhão de espectadores ao longo da transmissão. 

No período da tarde 2 milhões de torcedores atentos mantiveram a audiência lá em cima, para prestigiar a vitória do Brasil sobre Guiné (4 x1), num amistoso cujo racismo era a pauta principal.

Domingueira foi melhor ainda

E eles continuaram dando as cartas no domingo 18, mantendo o nível da audiência lá no topo. Dessa vez foi para ver a derrota das meninas do vôlei para os Estados Unidos ( 3 sets a 0) no período da manhã: tristeza para a gente e para o técnico Zé Roberto Guimarães. Foram mais de 1 milhão de cabeças acompanhando o jogo.

No período da tarde, a Liga das Nações UEFA colocou Espanha e Croácia para brigar, numa partida emocionante que acabou em pênaltis: 5 x 4 para a Espanha, depois de uma partida que se arrastou no 0 x 0. Foram mais de 2,5 milhões pessoas ligadas em cada movimento da telinha.

As Manchetes se contradizem

Como diria Gal Costa: “quem quiser gritar, que grite!”. Afinal, a análise do Ibope pode ser feita sob muitas perspectivas, mas contra fatos não há argumentos. Enquanto a SporTV comemorava a liderança, na TV aberta a Globo lidava com fracasso da transmissão do Brasileirão feminino na mesma faixa de horário. Fontes analíticas afirmam que a audiência da Rede Globo diminuiu em 43% durante o evento. 

As falsas boas línguas, contudo, afirmam que o Ibope subiu 1200%: mas esquecem de frisar que foi apenas na cidade de São Paulo, numa tentativa de mascarar a realidade e fazer colar um barro que não é verdadeiro. O espectador brasileiro ainda não curte futebol feminino e isso precisa ser enfrentado a partir dessa ótica.

Além dos valores ousados apresentados por SporTV, Rodrigo Faro e Eliana, coringas das emissoras concorrentes no sinal aberto, viram seus índices aumentarem durante a mesma faixa de horário. Por que será, né?

Siga o perfil da SporTV no Twitter e fique inteirado sobre tudo o que acontece no mundo dos esportes:

Ajude Esporte e Mídia a seguir crescendo! Colabore com sugestão de pautas e notícias para serem publicadas no site.

notícias

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > noticias > Espectadores em fuga: SporTV dispara Ibope durante futebol feminino na TV aberta