Foi um golpe duro pra nação brasileira que acompanha futebol. No final de março, a saída de Cléber Machado da Globo pegou a todos de surpresa e abriu espaço para uma discussão sem fim sobre decisões contratuais e as péssimas escolhas que os conglomerados midiáticos costumam fazer, desrespeitando a voz do público. Afinal, se fosse por votação popular, certamente a audiência escolheria outra voz a ser cortada da grade de narradores esportivos do canal.
Mas não foi isso o que aconteceu, e Cléber, que já havia sido cortado da Copa do Qatar 2022, acabou tendo o seu contrato não renovado após 35 anos de trabalho prestado à maior rede de televisão do país.
Cléber poderia ir para a Band?
No dia 10 de abril Cléber, que tem falado abertamente sobre o assunto, uma vez que não tem mais vínculos contratuais com a antiga casa, participou do programa Os Donos da Bola, da Band. Logo após a sua participação, o apresentador Craque Neto largou o doce: Cléber foi convidado pela emissora para narrar as transmissões futebolísticas do canal.
A notícia foi bem recebida pelos fãs, que não pouparam comentários através das redes sociais.
Durante o programa Cléber revelou que a sua saída do antigo canal foi uma surpresa, pois imaginava que se aposentaria por lá, além de que narrar o Mundial de 2026 era um sonho. Apesar do sonho desfeito, revelou ter gratidão por tudo o que conquistou:
“O meu ciclo lá foi muito lindo. Tanto tempo, você tá vendo meu olho, ele não é verde. Então, não é porque eu tenho olho verde que eu fiquei tanto tempo. Eu acho que, eu ganhei muita oportunidade, muita projeção, obviamente e acho que respondi com um trabalho bem feito“
Apesar do tom saudoso com que revelou os detalhes, Machado afirmou também não ter derramado nenhuma lágrima por conta do fato. Ele também não confirmou a estreia na Band, pois já tem outros trabalhos em vista.
Freelas na Record e no Streaming
Em abril, Cléber prestou serviços à Record, ao narrar os jogos da final do Campeonato Paulista, entre Palmeiras e Água Santa. O tom de voz amigável, comentários assertivos, mas ponderados, e o carisma inegável do condutor são indiscutíveis, o que trouxe muita repercussão à transmissão do evento. Apesar de deixar o público animado, a parceria foi pontual, definida por ele como “rápida e interessante”.
Agora “o ex número 2 da Globo” se ocupa com a cobertura da Copa do Brasil na Amazon Prime, serviço de streaming. Sobre isso, afirmou ao jornalista Cosme Rímoli:
“A gente está em um tempo em que várias plataformas passaram a transmitir futebol. Para os profissionais, é muito bom. Para o público, é um leque maior de opções; vamos encontrar um meio de comunicar exatamente à audiência onde vai estar o jogo” comemorou Cléber.
Por fim, correm boatos de que o SBT estaria pleiteando os seus serviços para a próxima temporada da Champions League. Parece mesmo que, no caso de Cléber, quando uma porta se fecha, mil janelas se abrem.
Aposte nas melhores casas de apostas esta 06 de Junho 2023
Márcia Pereira é jornalista, mãe e amante de esportes. Possui formação acadêmica pela Universidade Federal do Paraná. Tendo sido atleta por muitos anos, sua área de atuação hoje é o jornalismo esportivo, como forma de estar próxima do que sempre amou e acredita. É Flamenguista roxa e tem Zico como seu grande ídolo do esporte. É fã de Gabigol.
Narrador fantástico…não imita ninguém tem estilo próprio narra qualquer evento em alto nível.Cléber você é bom, você é excelente
Concordo plenamente com você Paulo. E acrescento uma coisa que gosto no Cleber: ele é excelente como mediador, apresentador em programas de debate. Gostava muito do antigo Arena SportV sob o comando dele, onde ele pontuada e levantava os assuntos para serem debatidos de uma forma bem interessante. Gosto muito do profissional.
Cleber Machado narra muito bem em qualquer emissora por onde passar..Sucesso sempre Deus abençoe seus caminhos!!!! Um forte abraço
Cleber Machado, o Pelé dos narradores.
Eu sempre achei e continuo achando o Cleber Machado, o melhor narrador que a globo tinha. Ele passa ser mais verdadeiro e não é “baba ovo” de ninguem.
Que maravilha este cavalheiro homem de bem muito educado proficional de primeira qualidade meu grande companheiro de longas datas você vai ver que existe vida fora da globo ouvi ontem um provérbio no papo de segunda que a mesma água quente que deixa o ovo duro e a mesma que deixa a batata mole então desejo para você o que a de melhor e que Deus te ilumine njc
Sou seu fã
Melhor q já vi narrar tá fazendo muita falta,mais espero q vc Cleber volte logo sou seu fã boa sorte em qualquer decisão q vc for tomar.
gosto muito dele assistia jogos na globo por causa dele e quando ele narrava no SporTV mudava o canal onde ele for estarei com ele cara nota ,1000 esse e pedra 90
Cléber você é um patrimônio da narração esportiva do Brasil, esteja onde estiver será sempre reverenciado por tudo que representa para seus milhões de fãs. Você não tem noção de quantas pessoas são seus (as) fãs. Deus te abençoe sempre você merece tudo de bom.
Cleber é nota 1000.
O Galvão Bueno era nr 1 pra Globo mas pro Brasil não, que aliás saiu tarde demais e na verdade deveria ser o nr 2, Cleber sim nr 1 em qqer emissora.
O canal que contrata-lo, tem que contratar ligas de primeira linha, …ele tem muito talento.
É, com certeza, comparável só Galvão e ao lendário Osmar Santos.
… espero evitar suas narrações novamente, principalmente na tv aberta onde o povo assisti futebol.