A TV Brasil lança a série documental própria Estádios Históricos na programação a partir de domingo (29), às 18h30. Com episódios semanais, a produção visita importantes arenas do futebol nacional que são verdadeiros celeiros de craques.
Em 13 edições de 26 minutos, o seriado da emissora pública apresenta bastidores dos campos de futebol e de seus clubes por meio de entrevistas, imagens de arquivo, registros atuais e animações. O conteúdo pode ser acompanhado no app TV Brasil Play e em horário alternativo na telinha, durante a madrugada de domingo para segunda, às 2h.
A primeira temporada celebra a memória esportiva ao percorrer estádios em várias cidades dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro para lembrar de gramados e construções que foram e outros que ainda são palco do esporte que é paixão nacional.
A obra destaca o patrimônio de grandes times e também de agremiações tradicionais que já não estão mais no auge. Em alguns casos, o espaço nas arquibancadas hoje é pequeno para a dimensão das torcidas, enquanto outros estádios já não recebem partidas e despertam o interesse da especulação imobiliária, instalados em regiões nobres e bairros residenciais das metrópoles.
Em cada programa, o público descobre detalhes das construções, características gerais, curiosidades culturais e célebres personagens do esporte que fazem parte da origem e da trajetória de cada estádio. Historiadores, jogadores, torcedores apaixonados, boleiros, jornalistas esportivos e artistas contam situações inusitadas e revelam suas relações de amor com seus times e estádios.
A série documental da TV Brasil tem narração da jornalista Marília Arrigoni, apresentadora do Stadium, programa diário do canal, de segunda a sexta, às 19h40. A direção, roteiro e produção executiva do seriado Estádios Históricos são de Ingrid Gassert e Maíra de Assis.
Atrações paulistas
Na Terra da Garoa, a leva de atrações vai até três campos e revela a história de duelos marcantes e do trabalho de formação dos novos craques de clubes que sediam seus jogos nos locais. A série visita o Canindé (Portuguesa), além dos menos conhecidos Estádio da Rua Javari (Juventus) e Nicolau Alayon (Nacional), tema do programa de estreia.
A produção ainda vai até o litoral mostrar a Vila Belmiro (Santos) e percorre o município de Campinas para percorrer o Brinco de Ouro da Princesa (Guarani) e o Moisés Lucarelli (Ponte Preta), espaços que mobilizam o imaginário de torcidas tradicionais do estado.
Jogador das categorias de base do Nacional e conhecido como o “Artilheiro dos Gols Bonitos” após vitoriosa carreira por grandes equipes do país, o ex-centroavante Dodô recorda a primeira vez que balançou as redes como atleta profissional pelo time com um golaço no estádio do clube.
O astro lembra da jogada em que driblou muitos adversários e fala da sua emoção ao comemorar quando a bola atravessou a linha. O programa da TV Brasil destaca que talentosos ex-jogadores como o goleiro Félix, o lateral-direito Cafu e o meio-campista Deco também são crias do Nacional.
A primeira edição da temporada também remete ao começo da prática do futebol no país e a importância de Charles Miller para as disputas iniciais da modalidade em São Paulo. A produção aborda a criação de clubes formados por operários e a popularização do esporte entre as elites no cenário nacional.
Gramados cariocas
A capital fluminense é destaque em seis edições ao mostrar o ambiente dos estádios de equipes históricas. O seriado transita por lugares conhecidos de diversas torcidas do país como Laranjeiras (Fluminense), Moça Bonita (Bangu), Luso Brasileiro (Portuguesa), São Januário (Vasco), Ronaldo Nazário (São Cristóvão) e Gávea (Flamengo). A atração ainda vai até o Sul Fluminense registrar o Raulino de Oliveira (Volta Redonda).
O segundo episódio da série Estádios Históricos visita as Laranjeiras. A produção traz um papo com figuras como o massagista Gegê, funcionário do Fluminense; o músico Toni Platão, torcedor fanático do tricolor carioca; e o ex-jogador e técnico de futebol Ricardo Gomes, entre outros.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 10 de Dezembro 2024
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.