Empresas de mídia investem para reduzir delay no streaming da Copa do Mundo

Henrique Neves

Publicado :

O Grupo Globo e Claro aumentam capilaridade de CDNs para reduzir a latência nas transmissões da Copa por aplicativo, mas alertam que experiência vai variar muito, de acordo com a banda larga, WiFi e até celular dos usuários. As informações foram publicadas pelo Telesíntese.

Segundo a Globo, que tem os direitos de transmissão no país com exclusividade para a TV, o risco de delay [atraso] nos aplicativos (como Globoplay ou o Claro TV+) é real. “O Globoplay é um serviço que utiliza o protocolo IP nas suas transmissões, e qualquer serviço que esteja apoiado nesta solução tecnológica está sujeito a delay em relação a transmissões por meio da TV terrestre tradicional”, diz a empresa.

“O atraso no streaming ao vivo pela internet depende de diversos fatores, muitos dos quais não estão no controle da Globo, e sua intensidade pode variar de acordo com o dispositivo onde o consumo está ocorrendo e com as condições de rede local do usuário, da sua operadora, do serviço de streaming e, no caso das transmissões por TV paga, de seus provedores”, acrescenta.

Apesar disso, a empresa melhorou sua infraestrutura de rede para minimizar os atrasos. “Evoluímos, desde a última Copa, nossa arquitetura de rede com a expansão da nossa CDN (Content Distribution Network) com mais servidores mais próximos dos usuários, dentro do seu provedor ou conectados no ponto de troca de tráfego (PTT) mais próximo”, afirma.

A empresa também aperfeiçoou a arquitetura de sua rede de distribuição, mas avisa que por questões de segurança, não consegue eliminar o delay. “Esses diversos servidores conversam entre si, em uma arquitetura multicamadas, de forma a minimizar a distância do usuário até o conteúdo. Um ponto muito importante que deve ser levado em consideração é que o Globoplay é uma plataforma que atende milhões de usuários e é necessário garantir um equilíbrio entre segurança operacional e performance/delay, de modo a permitir que todos os nossos consumidores tenham acesso de qualidade aos conteúdos”, diz.

Globoplay

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 04 de Outubro 2024

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Streaming > Empresas de mídia investem para reduzir delay no streaming da Copa do Mundo