Uma perguntinha básica: você sabe quais as torcidas que mais consomem esportes via streaming? Não, né?! Mas uma pesquisa inédita da Sport Track, consultoria em gestão no esporte, apresenta essa informação a todos nós, pelo menos em termos de Sudeste.
Na verdade os dados da pesquisa foram publicados pelo ge, coluna Negócios do Esporte, do Rodrigo Capelo. Atualmente, entre todas as tribos de torcedores, 23% afirmam que assistem a esporte por meio de alguma plataforma de streaming. Um percentual que aumentou na comparação com a mesma pesquisa do ano anterior, com igual metodologia, quando 18% fizeram essa afirmação.
“A gente pinçou aqui alguns dados para dar uma chacoalhada no mercado e mostrar que existe uma transformação, mas não se sabe se ela vem na velocidade que os presidentes de clubes esperam, que eventualmente os investidores querem”, explica Rafael Plastina, dono da Sport Track.
Ao classificar os dados de acordo com a torcida de cada clube de futebol do Sudeste, nota-se que os percentuais estão próximos – tanto entre eles, quanto na comparação com a média geral.
São Paulo, Palmeiras e Fluminense aparecem como aqueles clubes em que, em relação às suas próprias torcidas, têm quantidade maior de assinantes de plataformas de streaming.
Então veja abaixo quais as torcidas que mais consomem esportes via streaming:
Clubes 2020 2021
Corinthians 18% 23%
Palmeiras 23% 27%
Santos 28% 24%
São Paulo 21% 29%
Botafogo 29% 15%
Flamengo 19% 20%
Fluminense 18% 25%
Vasco 13% 19%
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 26 de Março 2025
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.