O juiz Evandro Portugal, da 19ª Vara Cível de Curitiba, autorizou a presença dos profissionais de imprensa na partidas do Athletico em todo território brasileiro em jogos válidos pela Libertadores. As informações foram publicadas pela Rádio Banda B. A ação foi movida pela ACEPR (Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná) após a Conmebol proibir a presença da imprensa na cobertura da Libertadores nos jogos após a paralisação devido à pandemia da Covid-19. O trabalho no jogo da semana passada foi feito apenas com as imagens disponibilizadas pela entidade internacional.
De acordo com o juiz, os profissionais, em número restrito, serão indicados previamente e com a obrigatoriedade de cumprir todos os “procedimentos sanitários indispensáveis para garantir a segurança das pessoas, cujo desrespeito poderá implicar na negativa do acesso”.
Além disso, destacou a importância do trabalho das empresas da rádio nas transmissões de futebol. “A rádio exerce um papel de inegável relevância social e, no ponto tratado nesta demanda, constitui a principal – senão a única – forma de que alguns torcedores, sem acesso à internet ou condições de pagar pela transmissão via streaming, dispõem para acompanhamento dos jogos de futebol”.
“Desta feita, impossibilitar que os profissionais acessem os estádios e realizem a transmissão sonora é, portanto, chancelar a exclusão social de uma massa composta por milhares de ouvintes, torcedores ou não”.
Em caso de descumprimento, a Conmebol terá que pagar multa de R$ 80 mil para cada veto de profissional de imprensa.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 25 de Setembro 2023
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.