ESPN estreia documentário sobre os 125 anos da 1ª partida com regras no Brasil

Atualizado :

Foi há 125 anos, em um domingo de outono na cidade de São Paulo, que a primeira partida de futebol com as regras definidas pela Fifa foi realizada no Brasil.

O placar apontou 4 a 2 para os funcionários da São Paulo Railway, a companhia responsável pela construção e administração da ferrovia Santos-Jundiaí até 1946, contra os amigos da Gaz Company, a empresa responsável pela iluminação municipal.

Poucos, para não dizer nenhum, foram os registros daquele importante acontecimento.

Tudo que sabe até hoje é que o local foi no Brás, na várzea do Carmo, próximo a área de cheia do rio Tamanduateí, em 14 de abril de 1895, por iniciativa de Charles William Miller.

Todas essas informações são conhecidas por causa do trabalho do pesquisador e historiador John Mills, autor de dois livros sobre Charles Miller e inúmeras publicações e entrevistas.

É ele quem apresenta a história ao documentário “Raízes da Bola, Pintando a história do futebol no Brasil”, que estreou na ESPN Brasil no último sábado (22). A direção foi do jornalista Marcelo Gomes, com roteiro de Helvidio Mattos e locução do jornalista Luis Alberto Volpe, em seu último trabalho na televisão.

Há ainda a participação especial de Osmar Santos, o “Pai da Matéria”, homenageado na obra.

O documentário conta com o recurso de acessibilidade de audiodescrição, que permite pessoas com deficiências visuais acompanhem o conteúdo.

A contribuição de Mills vai além das entrevistas concedidas. Ele forneceu toda à pesquisa e conhecimento do tema. Foi também seu último trabalho em vida.

Para aqueles que querem saber mais das raízes paulistanas e do pontapé inicial, com regras, do futebol brasileiro, o documentário explica como Miller foi pioneiro em 1895.

Ele ajudaria alguns anos depois a criar a Liga Paulista, em 1901, e a primeira competição oficial do país, o Campeonato Paulista, em 1902. De lá pra cá, a história é conhecida. Foram cinco títulos de Copa do Mundo, muitos Mundiais dos Clubes, e uma legião de craques, tendo ainda um Rei do Futebol, reconhecido mundialmente, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

PROGRAMAÇÃO

Raízes da Bola, Pintando a história do futebol no Brasil
ESPN Brasil
Quinta (27), às 22h (de Brasília)

ESPN
Quarta (26), às 20h30, e sexta (28), às 13h

ESPN2
Quinta (27), às 15h30

Com informações da ESPN





Espn

TV Fechada

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 13 de Junho 2024

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Últimas Notícias > ESPN estreia documentário sobre os 125 anos da 1ª partida com regras no Brasil