O futebol brasileiro vive sob a ameaça de paralisação por conta do Coronavírus como já acontece em outros países, inclusive da América do Sul. De acordo com o blog do Rodrigo Mattos, no UOL Esporte, se ocorrer cancelamentos definitivos de jogos pode afetar pagamentos de contatos de TV.
Os contratos dos clubes com a Globo preveem que o pagamento é pela participação do campeonato Brasileiro ou Estadual em determinado número de jogos. Se houver adiamentos, não necessariamente há impactos. Mas, com cancelamentos e eventuais reduções dos campeonatos, o cenário é diferente.
Se as partidas não ocorrerem, a emissora terá de analisar juridicamente o contrato para saber como isso afeta os pagamentos. Até porque a Globo também tem contratos com anunciantes atrelados a entregar eventos para seus anunciantes.
Questionada pelo blog do Rodrigo Mattos, a emissora informou que a prioridade é a questão de saúde e que discutirá com organizadores eventuais mudanças nas competições: “A Globo acredita que o mais importante no momento é apoiar os protocolos definidos pelas autoridades para enfrentar a pandemia do Coronavírus. Eventuais cancelamentos de eventos esportivos serão tratados de forma negociada com seus realizadores, segundo as condições contratuais de cada evento. Neste momento, estamos mais preocupados com a saúde dos brasileiros e de nossos colaboradores do que com perdas/ganhos financeiros por causa da pandemia.”
Dirigentes ouvidos pelo jornalistas manifestaram bastante preocupação com a possibilidade de interrupção de pagamentos de televisão e ressaltaram que seus clubes se tornariam inviáveis em alguns meses sem o fluxo do dinheiro de televisão.
Outros itens impactos seriam sócio-torcedor e venda de Pay-per-view que só se justificam quando tem jogos. “O impacto é muito grande na economia do futebol. (Se houver cancelamento) tem efeito no sócio-torcedor e no ppv. São receitas que podem ter quedas absurdas”, diz o analista da EY, Pedro Daniel.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 24 de Junho 2026

Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.
KTO adquire naming rights do Mercado Central de BH
Zona de Guerra: Torcedores do Amazonas e Manaus caem na pancadaria por jogo da Série C
Um ‘Domingão’ pra chamar de meu: Band promove apresentador esportivo para grade dominical
Prime Vídeo anuncia contratação de Cléber Machado para transmissão da Copa do Brasil
NSports transmite, pelo segundo ano consecutivo, a Copa do Mundo de Beach Tennis





