Colunista faz análise da perspectiva da mídia esportiva no ano novo.
O QUE ESPERAR DE 2020?
Uma época interessante do ano. O jornalismo esportivo, via de regra, está ocupado nas transferências do mercado e nas especulações daquilo que pode vir a ser. Nas mídias sociais os erros são tratados como memes, e os acertos, esquecidos. Mas quando colocamos desta forma, erro e acerto, parece que as análises se reduzem apenas a um exercício vazio de futurologia. A memegrafia tem tratado a verdade e os fatos com certo desdem. Digo isto, para afirmar que, a coluna da semana não é um exercício de futuro, apenas uma análise de conjuntura com determinas perspectivas. Gostaria de destacar três perspectivavas para a mídia esportiva, a CNN Brasil, o streaming e a Fox Sports.
CNN BRASIL: marcado para março o lançamento do canal. Licenciado pelo grupo Turner, o canal, trabalhará independente, mas mantém um vínculo com a rede. O canal é motivado e liderado por profissionais da área e com larga experiência. Há promessa de um programa diário esportivo, além de blocos nos principais telejornais do canal. Se mantiver a linha editorial das irmãs CNN e CNN en Español o tratamento de esportes não ficaria limitado ao futebol, mas seria uma abordagem generalista. Por ora, apenas Claro-net confirmou a presença do canal. A aguardemos as demais operadoras.
Albio Melchioretto albio.melchioretto@gmail.com @professoralbio |
STREAMING: cada vez maior. Caminho sem volta. Frase batida. Paranaense no DAZN, pay-per-view do Catarinense, pelo segundo ano, são os primeiros estaduais com foco no ciberespaço. Mas há outro elemento interessante. Dados de órgãos oficiais mostram o crescimento vertiginoso da oferta de fibra óptica pelo Brasil – ainda que focado nos grandes centros. É o caminho, quanto maior for a popularização deste tipo de tecnologia, maior será o acesso ao streaming. Ainda acredito que ele não poderia competir com a televisão linear, ainda há de buscar a sua identidade em transmissões. Mas ao acompanhar a agenda das transmissões, aqui no site, já percebemos que a quantidade do streaming é maior que na TV.
FOX SPORTS: em 2020 teremos uma definição do futuro próximo do canal. Especialistas de bastidores afirmam que há uma oferta na mesa, e que a venda está dada como certa. Outros apontam a fusão com a ESPN como caminho. Torço pelo venda, não por causa dos grupos envolvidos ou profissionais, mas pela possibilidade de haver três grandes players de televisão no mercado nacional.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 29 de Setembro 2023
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.