Coluna do Professor #270, por Albio Melchioretto

Henrique Neves

Atualizado :

Colunista cita os bons índices de audiência alcançados por Globo com o futebol feminino.


FUTEBOL FEMININO ESTÁ AÍ E CHEGOU PARA FICAR

O confronte entre Brasil contra a China trouxe resultados interessantes de audiência para a Rede Globo. De acordo com o Notícias da TV, publicado aqui no Esporte e Mídia, o confronto rendeu 11,4 pontos na Grande São Paulo. Números que colocou o jogo à frente de toda a grade da Record e a do SBT no dia. Também superou outras atrações da própria Globo, como o ‘Popstar’ (11,0), o Globo Rural (8,0) e o Domingo Maior (10,3). Uma competição amistosa, em um domingo de manhã. O futebol feminino, também surpreendeu na final do Paulista, vencida pelo Corinthians, em três canais, Rede Vida; TV Cultura e SporTV. Chegou e precisa ocupar o prime time, da mostragem e dos noticiários, que entender isto, colherá bons frutos de audiência.

FUTEBOL E POLÍTICA USADOS IDEOLOGICAMENTE

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@professoralbio

Você lembra da expressão, “pão e circo”, das aulas de história sobre a Roma Antiga? Uma lógica de domínio sobre as massas, deixando-as passivas e satisfeitas com o sistema de dominação. Consistia, basicamente, em distribuir alimentos gratuitamente para a plebe e promover diversos espetáculos entre gladiadores para entreter tal massa. A ditadura brasileira, inchou o Brasileirão em meados da década de 1970, a fim de entreter a todos, com times de todos os estados, para cada deputado da ARENA um time no brasileirão, era a fala nos bastidores da CBF. Nos dias atuais vemos algumas manifestações da mesma naipe. Conversei, faz dias, com uma pessoa ligada a uma empresa que comunicou, via mídias sociais, que suspendeu todas as campanhas publicitárias na Rede Globo. Minha fonte contou-me que foi uma jogada de marketing, e esta lhe rendeu um retorno histórico de mídia. O fato consiste em, a empresa surfou na onda ideológica do atual governo federal, fez um discurso inflamado de ódio nas redes sociais, vomitou um falso moralismo e rompeu um contrato, no entanto, ela continua aparecendo na tela de todo Grupo Globo, e sem pagar nada por isso. Ela usa do esporte para estar no horário nobre do futebol, através de placas publicitárias e camisa de alguns clubes. Além disto, continua a aparecer nas notícias pela faixa do esporte, e ao mesmo tempo não gasta um centavo com publicidade. Usou do discurso para agregar ao circo, e do esporte para aparecer e atrair uma massa passiva. Assim como em Roma, como na ditadura, novamente o esporte é usado para fins políticos e promover determinadas ideologias.

PREMIERE DIVULGOU MÉDIA DE PÚBLICO POR ESTADOS

De acordo com o pay-per-view global, a estado do Ceará tem a maior média de público nos estádios, 28.185. Depois vem Bahia com 27.458 e na terceira posição São Paulo com 26.432. Os dois primeiros, conta com clubes assinados com o grupo Turner. Pelo visto, a entrada de um novo player na transmissão do principal torneio nacional não trouxe grandes alterações na ordem midiática. As pessoas no estádio, mostram e evidenciam uma paixão, e há de se considerar que a região nordeste é um exemplo de paixão pelo clube local. Mas na mídia, a TNT conseguiu algum resultado expressivo, mas nada com a capacidade de alterar as forças já estabelecidas.




Aposta nas melhores casas de apostas do dia 03 de Dezembro 2024

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Sem categoria > Coluna do Professor #270, por Albio Melchioretto