O comentarista esportivo e gerente geral da Rádio Guaíba de Porto Alegre, Nando Gross, se posicionou contra a intenção da CBF de comercializar direitos de transmissão de eventos para emissoras de rádio. No último domingo (13), ele disse que a medida será uma tragédia para o mercado, desempregando muita gente. Gross, porém, considera que para isso venha ocorrer será ncessário alterar a Lei Pelé que, em seu artigo 42, se refere apenas ao direito de imagem.
A propósito, para Gross há uma diferença entre direito de imagem e transmissão em áudio. Segundo ele, o que o rádio apresenta é uma narração, ou seja a visão do locutor que está irradiando a partida. A televisão, por sua vez, ela compra os direitos de uma imagem que, para ele, já vem pronta. Se as emissoras quiserem, podem apenas exibir a imagem, com o som da torcida, sem qualquer tipo de narração. “O áudio é diferente. Tem alguém que está contado a história. Não nos dão pronto como dão para a televisão”, concluiu.
Ouça no player abaixo o comentário de Nando Gross sobre o caso, em uma cortesia do blog Rádioamantes, de Rodney Brocanelli.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 24 de Junho 2026

Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.
KTO adquire naming rights do Mercado Central de BH
Zona de Guerra: Torcedores do Amazonas e Manaus caem na pancadaria por jogo da Série C
Um ‘Domingão’ pra chamar de meu: Band promove apresentador esportivo para grade dominical
Prime Vídeo anuncia contratação de Cléber Machado para transmissão da Copa do Brasil
NSports transmite, pelo segundo ano consecutivo, a Copa do Mundo de Beach Tennis





