Colunista comenta sobre a possibilidade dos clubes brasileiros voltarem a negociar em bloco os direitos de transmissão de TV.
APRENDEU COMO SE FAZ?
Os clubes das Séries A e B articulam negociar os direitos de transmissão em bloco. Desde o imbróglio de 2011, quando a RedeTV! levou e não mostrou, os clubes da Série A negociam individualmente os direitos de transmissão. Mas há uma insegurança dos clubes diante das novidades que a Globo pretende implantar no pay-per-view e os resultados inseguros da TNT na audiência. A Premier League é referência em ganhos, a Bundesliga pensa em montar um streaming próprio, caso não tenha concorrência nas próximas negociações… já o Italiano, perdeu-se no streaming próprio. O ponto a considerar é o produto. Mas será que o histórico brasileirão de interesses pessoais, viradas de mesa, mudanças de regulamentado, pensará o produto além do umbigo dos próprios clubes?
A ESPN PELO VISTO NÃO APRENDEU
Na primeira semana após as mudanças estruturais do canal, diversos jogos ao vivo e a promessa de mais eventos esportivos na tela. Será? O que vemos hoje, é a normalidade, o WatchESPN cheio de eventos enquanto que ESPN2 e ESPN Extra mostrando Vts de programas repetidos a exaustão. O canal com certa regularidade esconde jogos da MLS; NWSL; A Copa das Nações Africanas do Oeste; Série B do Espanhol; Futebol Americano Universitário e por aí vai. Se não for possível mostrar tudo ao vivo, porque não mostrar em VT, em vez de repetir o que já tem passado? Seria ainda bacana mostrar com a tarja na tela de VT INÉDITO no lugar do famoso AO VIVO. Por que não?
FAKE NEWS, NEM TÃO FAKE…
Albio Melchioretto albio.melchioretto@gmail.com @professoralbio |
E a Portuguesa, morreu ou não morreu? Circulou uma chamada da falência oficial do clube nas mídias sociais. Na quinta-feira, 03, a Lusa emite uma nota esclarecendo a inverdade da notícia. E a nota chama atenção para nosso comportamento do compartilhar sem atentar-se a fontes. Fato, a Portuguesa continua viva. Fato está falindo. Sem divisão no nacional; Série A2 no Paulista. Voltará a Série D quando fizer uma ótima campanha na Série A1 ou vencer a Copa Paulista, que neste ano foi eliminada no Grupo 3 na última posição. Se isso não for falência…
A CURVA DO EFEITO DAZN
Euroliga de Basquete; Turco e Mexicano, são as últimas novidades do DAZN. Em algum momento haverá um limite de compras e de suporte técnico para os eventos. Declaradamente resisto ao streaming, que é o presente, não mais apenas futuro. Penso que o negócio das vendas de direitos devesse separar direitos de mídia aberta; mídia fechada e mídia online e exigir a exibição na mídia pelo qual ele se destina. E vender perder as janelas aberta e fechada para online é também perder possíveis clientes e anunciantes… logo, logo, a curva do efeito DAZN aparecerá…
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 02 de Dezembro 2024
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.