(Reprodução) |
O jornalista Mauro Cezar, da ESPN, fez uma postagem enigmática, neste sábado (3), em seu Instagram, falando de ex-jogadores comentaristas, ética na profissão e espaço para críticas de repórteres. A reflexão feita sobre a relação entre profissionais da comunicação com jogadores de futebol veio, coincidentemente, horas após o comentarista e ex-jogador Júnior, da Globo, postar suposta crítica a Mauro Cezar, falando em caráter no jornalismo.
“Jornalista não tem que ser amigo de tecnico. Jornalista não tem que ser amigo de jogador. Jornalista não tem que ser amigo de dirigente. Jornalista tem que falar com jogadores, técnicos e dirigentes. Jornalistas têm que manter a independência para escrever matérias que agradem ou desagradem jogadores, técnicos e dirigentes. Mesmo com microfone nas mãos, ex-jogador, ex-técnico e ex-dirigente não é jornalista, apenas alguém que passou a vida no futebol e agora tem uma tribuna. Nela, pode ser honesto ao fazer suas análises ou corporativista, defendendo incondicionalmente”, escreveu Mauro.
No dia anterior, Júnior, ex-jogador do Flamengo e atualmente comentarista da Globo, postou uma foto bebendo vinho, em Copacabana, com amigos. Próximo de Abel Braga, ex-técnico do clube carioca, e apreciador de vinhos, Júnior teria mandado uma indireta ao jornalista da ESPN. “Muito melhor ser da Turma do vinho, do que da Turma dos sem caráter !!! Viva a vida com bons amigos, e sobretudo com um bom vinho!! – postou em referência ao famoso “Clube do vinho”, tão comentado por Mauro.
A paixão do técnico Abel Braga por vinhos é antiga. Quando trabalhava em Portugal, no Belenenses, em 1991, o treinador já costumava frequentar casas de vinho. Admitindo ser do “clube”, o ex-lateral e amigo de Abel foi crítico quanto a demissão do ex-treinador do Flamengo.
Aposte nas melhores casas de apostas esta 30 de Maio 2023
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.