Colunista repete pergunta feita em 2015, por ocasião do Pan de Toronto: “qual será a intenção da Record com o Pan de Lima?
(Reprodução) |
O RECORDE NEGATIVO DA RECORD NO JOGOS PAN-AMERICANOS
Serão os jogos Pan-Americanos, ou o Pan-Am, a maior competição das Américas? Em teoria deveriam ser. Para falar de Lima-19, volto até Toronto-15. Na época, a coluna fez a seguinte pergunta: “diante desta situação, qual será a intenção do canal da IURD* com o evento? O canal possui um produto mas não o mostra.” A mesma pergunta se volta. A cobertura da Record resume-se na cobertura da Record News.
Reservei parte do dia, de sexta-feira, para analisar a cobertura do canal. Comecei pelo sinal que recebo via OiTV, sinal em definição padrão, SD, depois alterei para o sinal que recebo via parabólica, em alta definição, HD. A diferença é gritante. Aqui o primeiro ponto. A cobertura da Record News é significativamente menor que o sinal da Record e filiadas. Muitas cidades, o sinal local é fraco. Nas operadoras, poucas em HD. Então temos uma cobertura reduzida e com qualidade inferior, aquilo que poderia ser.
Uma pergunta: já que muita coisa está no Play-Plus, ou R7.com, porque a Rede Família**, de cobertura reduzida, não mostra o sinal dos streamings?
Albio Melchioretto [email protected] @professoralbio |
Há também de se considerar que o Pan-Am não tem um apelo de mídia como Olimpíadas ou outras competições. Seu lugar no canal principal, com certeza despencaria um Ibope já consolidado da Record SP e Record RJ. Acredito que a decisão de estar no segundo canal, a Record News, seja a melhor opção. Mas o canal principal, a Record deveria ter um espaço maior. A estratégia de Lima-19, como foi Toronto-15 será um preenchimento de lacunas e momentos agudos. Muito diferente do que foi Guadalajara-11, que veio na esteira do Rio-07. Mas mesmo assim, o espaço na Record, deveria ir além. Ao comparar Guadalajara-11 a Toronto-15, houve um decréscimo de 45% de tempo de televisão na Record, e parece que será maior em Lima-19.
O problema da concentração na Record News está na sobrecarga das vozes de transmissão. Narradores e comentaristas precisamo demonstrar versatilidade. Do Rugby Seven para Patinação Artística. Uma troca de telas com as mesmas vozes, daí do nada, entre o Beach Vôlei. O que fará a transmissão ter comentários e curiosidades gerais, sem aprofundar nada e a perca inevitável de instantes importantes. Por exemplo, na sexta, 26, enquanto patinava-se, dois Trys foram perdidos, tanto no Brasil Feminino, quando do Brasil Masculino. Será esta a melhor solução mesmo?
Pela forma como a televisão brasileira trata do Pan-Am, está longe de ser a maior competição das Américas.
* Igreja Universal do Reino Deus, fundada por Edir Macedo, “dono” dos canais Record; Record News, entre outros.
**E o grupo SIMBA o que aconteceu com ele?
Aposte nas melhores casas de apostas esta 30 de Maio 2023
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.