(Reprodução) |
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) está investigando os principais canais Globo, FOX Sports, ESPN e Turner (Esporte Interativo) para avaliar se há infrações à ordem econômica nas relações desses produtores de conteúdo esportivo com as operadoras de TV Fechada.
A informação foi publicada pelo blog do Rodrigo Mattos, no UOL Esporte. Segundo ele, o inquérito foi instalado em março de 2019 como consequência de outra investigação feita pelo Cade relacionado à negociação do contrato do Campeonato Brasileiro. Essa apuração do Cade foi arquivada porque o organismo chegou à conclusão de que a Globo não retaliou nem tratou de forma diferenciada os clubes durante a negociação.
Já houve pedidos de informação para Globo, FOX, Disney (ESPN) e Turner sobre os contratos com as operadoras a cabo. Entre as perguntas feitas à Globo, estão se a empresa detém ações de operadoras de TV Fechada e se tem influência sobre as decisões tomadas por estas. São as operadoras que decidem qual a remuneração de cada canal de acordo com critérios comerciais.
Em uma petição, a Globo já pediu o arquivamento da nova investigação do Cade. Uma parte de sua petição feita em maio de 2019 é sigilosa. Da parte que é possível ler, a emissora desqualifica as acusações e uma nota da Ancine (Agência Nacional de Cinema) que deu origem à investigação. A Globo afirma que se tratam de práticas usuais ao modelo brasileiro TV.
“Por todo o exposto nas seções precedentes, não se identificam quaisquer razões fáticas, econômicas ou jurídicas a justificar o presente Inquérito em face do Grupo Globo, o qual se requer lhe seja arquivado de imediato”, afirma a Globo no inquérito.
Aposte nas melhores casas de apostas esta 03 de Junho 2023
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.