Olá a todos!
Passada a celeuma do período eleitoral, vamos nos ocupar do que realmente interessa: Nada de uva passa na comida e a imprensa, esse personagem ávido por se meter onde não deve e ignorar os assuntos onde deveria se posicionar, precisa ser analisada sempre.
A transmissão esportiva mudou a maneira como relativizamos ou endossamos possíveis discussões sobre erros de arbitragem.
Descobrimos que alguns árbitros são péssimos, outros são caseiros e tem aqueles que querem dar seu show particular, como autênticas celebridades que são. E a chegada do VAR colocou uma lupa ainda maior no trabalho da equipe. No Brasil, o trio virou quinteto (só dentro de campo) e ainda tem mais um monte de gente do lado de fora. A conta só aumenta e os milhões do futebol continuam sofrendo a influência de amadores. Um horror.
Não posso e não tenho como provar, mas sempre achei que havia algum tipo de interferência externa. Sem clubismos, sem montagem de DVD ou coisa que valha. Algumas decisões e a demora de executá-las suscitam essa dúvida. Há na imprensa esportiva um grupo de jornalistas que tem a mesma suspeita e o sigilo nas comunicações dos árbitros só piora esse cenário. Ainda lembro de muita coisa da época da máfia do apito.
Alipio Jr. @alipiojr |
É por causa disso que o posicionamento da Rede Globo de só transmitir o replay após a decisão do juiz pode ser considerada tardia mas acho que veio em boa hora e tal posicionamento deveria ser adotado pela FOX Sports também, na transmissão dos jogos em que tem os direitos de transmissão e não houver uso do VAR, como forma de serem vilanizados pelos clubes prejudicados, ávidos por achar uma justificativa para seus desempenhos.
A tecnologia não retrocede. Precisaremos aprender a conviver com ela, seja ou não o VAR. E aí é comemorar o mesmo gol duas vezes, ficar desesperados com anulações e discutir suas interferências. Como sempre fazemos.
Tire uma dúvida pra mim, coisa rápida. O que é pior: Esconder o El Clásico num canal Premium que ninguém assiste ou deixar de exibir a corrida da F1 que decidiu o campeão mundial pra passar 2 (dois!) filmes em sequência?
Abraços e até a próxima.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 19 de Janeiro 2025
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.