Um marco
Fazia cinco anos que não tínhamos uma partida de uma liga internacional em TV aberta. Enfim neste sábado voltamos a ter não só o melhor campeonato do mundo na TV, como também de graça. A RedeTV! que confirmou oficialmente apenas na quinta feira a transmissão do certame, transmitiu Wolverhampton x Everton no sábado a tarde. E assim será até maio de 2019, com o fim do campeonato, com um jogo ao vivo por rodada. Para se ter uma ideia do feito: com a ausência da Globo na Champions, a RedeTV! é a única emissora em TV aberta no Brasil a transmitir futebol europeu. Está de parabéns a emissora paulista.
Futebol brasileiro no exterior
Não só o problema com relação a quais clubes BR assinaram com a Turner, a situação também é caótica com relação aos direitos internacionais de venda do Campeonato Brasileiro. Como todos os clubes cederam os direitos de negociação pra CBF, porém mantém voz ativa nas negociações, metade aceita o valor ofertado, outra metade não aceita, ou seja, “cada um por si e meu bolso primeiro”! Por isso, cada vez mais futebol brasileiro caminha numa draga, por não haver uma entidade competente (LIGA) para gerenciar nossa imagem, e principalmente por ter em dirigentes arcaicos, mesquinhos e alguns corruptos no comando do nosso futebol.
![]() |
| Carlos Salvador fb.com/carlosaugusto.salvador @calosalvador |
Ecos do EI
Todos sabemos da bomba de quinta feira, do encerramento dos canais Esporte Interativo no formato que conhecemos. Muitas pessoas demitidas, dúvidas com relação ao futuro, ausência (orientada) de seus profissionais nas redes sociais, retorno (também orientado) de seus ex-profissionais nas redes sociais com mensagens padrão. O que precisamos analisar agora são os diversos fatores que desencadearam no encerramento da emissora:
• Não somente partidas da Champions ou do BR19 irão para TNT e Space, alguns programas também continuarão a ser veiculados;
• As operadoras de TV por assinatura, tem 48hs após queda do sinal do EI, para substituir por canais do mesmo segmento;
• Você será atingido no bolso! A Turner vai cobrar mais das operadoras por ter “agregado” eventos esportivos, nos canais TNT e Space, e as operadoras certamente repassarão ao consumidor;
• Nations League e Eliminatórias da UEFA não tiveram oficialização de transmissões, há negociações em andamento com SporTV para sublicenciamento dos torneios;
• Clubes brasileiros que assinaram com EI, pedirão garantias comerciais, publicitárias e financeiras para não rescindir o contrato, e ter seus jogos transmitidos no TNT e Space;
• Esses mesmos clubes, sabem também o risco que é rescindir agora com a Turner e ir pedir esmola na Globo. Além de terem traseiros chutados, receberiam ofertas migalhas pelas transmissões.
• Péssima notícia para quem esperava novidades sobre os direitos do Italiano e do Francês. Com menos uma emissora, diminuem os concorrentes e chance de ofertas em conjunto. Os valores continuarão absurdos.
Pra fechar
Você que estava esperando Neymar e CR7 na sua televisão, por enquanto tem que se contentar com Huk, Elkeson e Oscar. A ESPN começa a transmitir amanhã o Campeonato Chinês.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 15 de Novembro 2025

Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.






KTO adquire naming rights do Mercado Central de BH
Zona de Guerra: Torcedores do Amazonas e Manaus caem na pancadaria por jogo da Série C
Um ‘Domingão’ pra chamar de meu: Band promove apresentador esportivo para grade dominical
Prime Vídeo anuncia contratação de Cléber Machado para transmissão da Copa do Brasil
NSports transmite, pelo segundo ano consecutivo, a Copa do Mundo de Beach Tennis





