Já falei em outras oportunidades da Revista Placar neste espaço. Ela é um ícone do jornalismo esportivo deste paÍs. Pena que estamos longe do período áureo da revista. Apesar de trazer informações interessantes, a circulação mensal e a concorrência com outras mídias fazem como que a relação entre notícia e leitor seja outra. Com edições mensais percebemos que algumas edições sempre são mais badaladas que outras, como por exemplo, os guias de competição. Mesmo assim a questão é válida, até quando a mídia impressa continuará?
Questionamentos a parte, temos a edição de Abril, então, apresenta o Super Guia do Brasileirão, que nos primeiros dias de maio tive acesso. De cara me assusta manchetes com previsão de futuro. Você já imaginou sua foto numa rede social com a legenda: “destinado ao desemprego!” ou outra ainda, “trabalha tanto e será recompensado com uma casa nova na praia”. Não faz sentido. Na edição encontro manchetes como “com os dias contatos na primeira divisão”. Como assim? Na obra Os números do futubol, de Chris Anderson e David Sally apontam que em apenas 51% dos jogos os favoritos vencem. Sendo assim, antes da competição iniciar prever o futuro é assumir o risco do engano. É a mesma coisa que narradores enfatizam disputa pelo rebaixamento na quarta rodada, tenha dó mané!
Na revista, há algo digno de elogios. Sempre gostei da leitura de almanaques. Aquela parte dos números, das curiosidades, do que nos faz parecer inteligentes em mesa de boteco. Por exemplo, até agora, 129 clubes já disputaram a primeira divisão do nacional. Para todos os efeitos a revista considera como Brasileirão as competições de 1971 para cá, desconsiderando a equivalência dos títulos feitas pela CBF, mas não polemiza 1987. Escolhas que são claras aos olhos do eleitor.
E você, ainda acompanha a mídia impressa esportiva?
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 07 de Novembro 2025

Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.





KTO adquire naming rights do Mercado Central de BH
Zona de Guerra: Torcedores do Amazonas e Manaus caem na pancadaria por jogo da Série C
Um ‘Domingão’ pra chamar de meu: Band promove apresentador esportivo para grade dominical
Prime Vídeo anuncia contratação de Cléber Machado para transmissão da Copa do Brasil
NSports transmite, pelo segundo ano consecutivo, a Copa do Mundo de Beach Tennis





