COLUNA #177 | Gazeta converte cesta de três, por Albio Melchioretto

O basquete feminino já trouxe alegrias ao esporte brasileiro como a conquista no Pan de Havana-92, aplaudidas por Fidel Castro ou o mundial de 1994. Noutro lado da moeda, os últimos anos do basquete trouxe mais decepções que alegrias. As decepções fizeram o basquete se reinventar. Ainda não de modo como poder-se-ia esperar. Mas já há passos. A reformulação das ligas nacionais trouxe um novo olhar para a competição. A Liga feminina, LBF, este ano contará com nove clubes, jogam em turno e returno entre si, o incrivelmente, oito classificam-se para a fase quartas-de-final e assim até um levantar a taça, em melhor de três jogos.

A novidade da LBF, que este ano terá transmissão em televisão aberta após um hiato de vinte anos. Dois terços da população brasileira acessam apenas via televisão aberta. O canal exibidor será a TV Gazeta. O canal já contou com esporte quando da parceria da CNT e dos canais Esporte Interativo.

Atualmente o canal mostra apenas a Corrida de São Silvestre. Neste semestre, todos os domingos, às 15 horas, mostrará um jogo ao vivo, além de transmissão do mesmo, através do site Gazeta Esportiva. Ganha o basquete com exibição, mesmo a TV Gazeta presente apenas em 10 estados brasileiros no sistema aberto, mas conta com sinal “digital” via parabólicas e poucas operadoras. A ideia de um horário fixo é interessante pela intenção de fidelidade que cria no espectador.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto

Recentemente a Liga recebeu o selo ISO 9001:2015 por enquadrar-se em normas internacionais de gestão de qualidade. Ainda vejo um problema para a liga e para a televisão. A falta de continuidade de alguns projetos e peso de camisas. Se não há perseverança de nomes, a fidelidade a marca não se cria. O atual campeão, Corinthians-Americana, não está presente nesta edição. Não há time defendendo o título, um ponto negativo. Não há exploração de marcas, se os projetos de time são efêmeros.

Outro ponto é a exposição de mídia. No último domingo, 28 de janeiro, no jogo da cidade de Blumenau, o jornal que representa a cidade não enviou equipe de reportagem a arena de jogo e recuperou falas extraídas do canal exibidor. A competição precisa da mídia local. Aqui poderíamos pensar a ação de imprensa da liga para criar estratégias de aproximação entre a marca e os veículos locais. Uma coisa depende da outra para sobreviver.

O canal SporTV deverá mostrar a competição nas fases finais, uma pena quando poderíamos estar presenteados com dois jogos por semana.



Aposta nas melhores casas de apostas do dia 24 de Junho 2026

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Sem categoria > COLUNA #177 | Gazeta converte cesta de três, por Albio Melchioretto