COLUNA #171 | Universidade do futebol: um bom exemplo, por Albio Melchioretto

Atualizado :

Ao longo de muitas colunas venho defendendo a ideia que transmissão esportiva e o jogo em si também são entretenimento. Veja o “também” na frase. Não é apenas isto, mas o entretenimento também faz parte do pacote. Gosto, como o leitor pode acompanhar ao longo de 2017, de análises acadêmicas e falas que fogem do trivial. Neste ponto a literatura sempre é importante para entender um pouco mais do que jogamos desde crianças. O tema da coluna de hoje é a “Universidade do Futebol”. Um espaço de discussão de futebol onde o trivial é questionado e as análises são profundadas, sempre com muita literatura. A Universidade do Futebol é um espaço que olha para o futebol como entretenimento também, mas profunda suas análises.

A universidade do futebol oferece cursos pagos, cursos gratuitos, textos e vídeos que analisam o futebol. A vantagem do site ou portal, como queiram, é que ele não se prende a questões de mídia, de audiência, como muitas mesas redondas que visualizamos, quase que diariamente. Composto por amantes do futebol que apresentam boa fundamentação, quem escreve e pensa sobre o futebol o faz com critérios. O artigo que inspirou esta coluna, é uma análise do Corinthians de 2017 escrita por Ricardo Drubsky. Os textos que lá leio nos faz pensar e analisar o jogo a partir de outra perspectiva.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto

No texto Drubsky analisa o campeão brasileiro dentro das quatro linhas desmontado vários dos argumentos que comumente vemos do dia a dia. Frases insustentáveis repetidas tantas vezes que se tornam paradigmas. Dessas inverdades construímos nossas verdades.

Nesta semana de Natal, faço votos de felicidades ao todos os leitores. Ao bom velhinho, peço, como já fiz em outras colunas, que as análises na mídia, de maneira geral, sejam mais produtiva, nos levem a pensar o futebol e entende-lo como um jogo e não apenas na superficialidade para agradar públicos. Que tenhamos mais razão.

Um abraço a todos e feliz natal.



Aposta nas melhores casas de apostas do dia 20 de Julho 2024

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Sem categoria > COLUNA #171 | Universidade do futebol: um bom exemplo, por Albio Melchioretto