Um dos grandes problemas já mencionados nesse espaço é a seletividade de notícias e a maneira que alguns assuntos são tratados na imprensa. É um direito deles escolher sobre o que falar e é o nosso direito (e dever) apontar que alguma coisa está fora da ordem.
Nessa época de final de ano em que há poucas notícias importantes e muito menos times jogando (escrevo estas linhas antes das partidas de Grêmio e Flamengo), qualquer assunto que gere uma mínima discussão que seja, acaba ganhando uma dimensão até maior do que deveria, repercutindo por um dia inteiro em diversos programas.
Foi assim com a entrevista do jogador Roger ao canal ESPN, falando sobre o seu tratamento e toda a celeuma com o seu ex-clube (Botafogo) no pagamento da cirurgia. Tem sido assim com o caso de doping do Guerrero, com opiniões de médicos e analistas aqui e ali. Aconteceu desta mesma maneira com as eleições no Vasco e Santos, com suas urnas sob suspeita.
Todos esses são assuntos pertinentes aos seus torcedores e em alguns casos discutidos à exaustão por todos os jornalistas esportivos. Até por isso não dá para entender o motivo de tantos ignorarem a condenação de Robinho, atacante do Atlético-MG, por estupro na Justiça italiana.
Alipio Jr. @alipioj |
Acho que a discussão pode ser mais ampla a ponto de envolver o papel do clube e a relação que esteve deveria ter com o jogador infrator, mas na coluna desta semana quero falar sobre a reação da imprensa, praticamente ignorando o ocorrido. Li um ou outro jornalista indignar-se com a falta de comentário sobre, mas a maioria esmagadora deu de ombros. Teve até aqueles que afirmaram preferir esperar a sentença, esquecendo que ela já existe.
Considerando a quantidade de violência contra mulheres que temos notícia diariamente e a luta para combate-la, um assunto dessa magnitude precisa ser repercutido. Da mesma forma que fizeram com todos os outros, ouvindo os envolvidos e dando direito de falar sobre, mas principalmente, demonstrando que os assuntos são tratados com isonomia por toda a imprensa esportiva, independente dos envolvidos.
E você nobre leitor, acha que o assunto deveria ser discutido, acha que ele já foi discutido demais, acha que estão corretos em não falar sobre ou nem sabia do que estava acontecendo?
Abraços e até a próxima.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 01 de Dezembro 2023
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.