PT entra com representação criminal contra Globo por denúncia de propina no caso Fifa

Henrique Neves

Atualizado :

Esta matéria é originária da Folha de S. Paulo

O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou nesta quinta-feira (16) que apresentou à Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, uma representação criminal contra a Globo.

A requisição foi feita após a emissora ter sido acusada de pagar propina para adquirir os direitos de transmissão de partidas de futebol, durante julgamento de dirigentes envolvidos no ‘FifaGate’ nos Estados Unidos.

A iniciativa trata como evidência as delações do empresário argentino Alejandro Burzaco à Justiça norte-americana. De acordo com ele, a Globo e a Televisa teriam, em março de 2013, pago US$ 15 milhões (cerca de R$ 50 milhões, em cotação atual) em propinas à Torneos y Competencias (TyC), empresa de marketing esportivo responsável por negociar a venda dos direitos de transmissão no continente.

Este dinheiro teria sido repassado a Julio Grondona, ex-presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA) e então membro do comitê financeiro da Fifa.

“É inexplicável para o Brasil que o escândalo da FIFA seja investigado judicialmente nos Estados Unidos, na Suíça, na França e em outros países, há três anos, e tudo o que temos aqui seja uma suposta “investigação interna” em que a Globo tenha apurado em silêncio e absolvido a si mesma”, diz trecho da nota do PT.

“O monopólio da Globo na transmissão de torneios nacionais e internacionais, supostamente obtido por meios ilícitos, faz um tremendo mal ao futebol brasileiro, uma paixão nacional que mobiliza milhões de torcedores e impulsiona grandes negócios, especialmente nos setores de publicidade e comunicações”, diz outra parte do
comunicado.

A Globo negou o envolvimento no pagamento de propina e se disse surpresa com as acusações feitas por Burzaco. A emissora divulgou comunicado na terça-feira em que afirma ter feito auditoria interna por mais de dois anos e que os pagamentos feitos foram apenas os previstos por contratos de direitos de transmissão.

“O PT considera que a investigação oficial do escândalo Fifa no Brasil é essencial para combater o crime e a impunidade, além de ser um gesto fundamental para devolver o futebol ao povo brasileiro”, diz o partido



Globo

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 23 de Junho 2024

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Sem categoria > PT entra com representação criminal contra Globo por denúncia de propina no caso Fifa