A final da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Juventus, sábado (3), bateu recorde de audiência na TV paga brasileira. Transmitida pelo Esporte Interativo, a audiência domiciliar foi de 4.64, segundo dados publicados pelo UOL Esporte, por Marcel Rizzo. Na TV fechada, atualmente, um ponto representa 188.025 domicílios — dados projetados para cobertura de Pay TV, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
O número bate os 3.39 pontos que a ESPN alcançou em 2015, quando transmitiu Barcelona x Juventus, em Berlim. Na temporada seguinte da Liga dos Campeões, o Esporte Interativo ganhou os direitos de transmissão e já passou a decisão de 2016, vencida pelo Real Madrid nos pênaltis sobre o Atlético de Madri — não houve medição significativa de audiência ano passado porque o EI não estava nas principais distribuidoras, como a NET e a Sky.
No Brasil, a final da Liga dos Campeões tem aumentado sua audiência principalmente depois que a Uefa (União Europeia de Futebol) decidiu, a partir da decisão da temporada 2009/2010, realizar o confronto único aos sábados – anteriormente era às quartas, noite na Europa, e à tarde no Brasil, ou seja, no meio do expediente.
A medição do Ibope/Kantar Pay TV mostra que a audiência decisão da Liga dos Campeões no Esporte Interativo foi maior do que a soma de todas as outras emissoras esportivas no horário: o jogo teve início às 15h45, terminando por volta das 17h40. O segundo colocado no horário, o SporTV, marcou 0.48 ponto, por exemplo.
ATUALIZAÇÃO: Segundo o TV História, por Gabriel Vaquer, com as postagens sobre a final da Liga dos Campeões, o Facebook do Esporte Interativo conseguiu um alcance de 23 milhões de pessoas. Entre páginas esportivas, o EI ficou em quarto lugar em engajamento, atrás apenas das páginas de Cristiano Ronaldo, do Real Madrid e da UEFA Champions League.
Com os vídeos postados no Facebook e no YouTube, o EI teve 16 milhões de vídeo views e 9.330.000 minutos assistidos no sábado, um recorde se tratando de UEFA Champions League.
O vídeo mais visto foi o golaço de Mandzukic, que decretou o empate da Juve contra o Real no jogo – a peleja terminou em 4 a 1 -, ele foi o mais acessado desta leva, com mais de 6 milhões de visualizações.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 29 de Novembro 2023
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.