Publicidade estática nos estádios volta a ser dos clubes com novo acordo de TV

A disputa entre Globo e Esporte Interativo pelos direitos de transmissão do futebol vai devolver aos clubes uma propriedade comercial que por duas décadas foi explorada pela Globo. Segundo a Máquina do Esporte, por Adalberto Leister Filho e Erich Beting, a partir de 2019, quando passam a valer os contratos firmados com as duas emissoras, os clubes serão os responsáveis pela venda da publicidade estática que fica ao redor do gramado.

Atualmente, o contrato com a Globo concede à emissora o risco desse negócio, e os clubes recebem uma verba relativa às placas no contrato de TV.

Para 2019, porém, essa cláusula deixa de existir, o que vai forçar os clubes a voltarem a sentar juntos para discutir a comercialização de uma propriedade conjunta, algo que acabou em 2011, quando o Clube dos 13 foi implodido exatamente para discussão de novo contrato de televisão, que passou a ser negociado de forma individual pelos clubes.

A fonte apurou que a decisão de não vender as placas partiu da própria Globo. Geralmente, a emissora faz um pacote fechado para suas transmissões. O cotista da TV acaba comprando a placa de publicidade ao redor do campo. Este ano, a emissora teve mais dificuldade em fazer a venda casada, o que gerou até uma nova situação. A cerveja Proibida, concorrente da Brahma, que é a cotista da TV, foi quem comprou a placa estática nos gramados.

Esse modelo de negócio já é utilizado na Série B, em que a agência Sportpromotion faz a comercialização do torneio, num acordo com a CBF. No caso do Brasileirão da Série A, porém, a história pode ser diferente, já que os clubes costumam ser os donos das propriedades de comercialização da competição, e a CBF apenas dá o seu aval para a oficialização técnica do torneio.

Até agora, não há sinalização de que os clubes tenham feito qualquer movimento para começar a planjear essa venda. Como os direitos de arena são das duas equipes que disputam o jogo, obrigatoriamente a negociação terá de ser coletiva.

Ontem, o Internacional, que fechou com o Esporte Interativo um acordo para 2019 e 2020, anunciou acerto com a Globo para todas as mídias a partir do ano seguinte até 2024. O clube gaúcho é o 24º a fechar com a emissora. O negócio, porém, significa que pelo menos nos próximos oito anos não haverá como os clubes sentarem na mesma mesa para uma negociação dos contratos de TV. O mesmo não se pode dizer da publicidade estática.


Aposta nas melhores casas de apostas do dia 08 de Novembro 2025

Cloudflare rayID 99b3fef69d90d6ab

dcKey a428c860219c2a36f4161b17cd5f0811

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Sem categoria > Publicidade estática nos estádios volta a ser dos clubes com novo acordo de TV